23 Dez. 2010

Comemorações do XXIII Aniversário da Cidade de Tondela

No passado sábado, dia 18 de Dezembro, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, presidiu às comemorações do XXIII Aniversário da Cidade de Tondela. A cerimónia contou com a presença, para além dos Srs. Vereadores de um conjunto significativo de autarcas da Assembleia Municipal e locais, assim como entidades civis.

Do programa oficial das comemorações constava a visita às Obras da Regeneração Urbana, na zona Histórica da Cidade de Tondela. O Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta, juntamente com os presentes, percorreu as várias ruas da zona histórica, onde o autarca ia explicando o que está a ser feito, desde as infra-estruturas que vão sendo introduzidas, ao mobiliário urbano, às acessibilidades e requalificação viária e à iluminação pública. Após o percurso pelas obras, seguiu-se a inauguração da Praceta Vila Rosa, junto à Avenida Eng.º Adelino Amaro da Costa, cuja obra ficou a cargo da Junta de Freguesia de Tondela, representada pelo seu Presidente, José Manuel Mendes que, com o Presidente da Câmara, descerrou a lápide. No uso da sua palavra, Dr. Carlos Marta, mostrou a sua satisfação pela existência de mais um espaço de lazer, não só para os habitantes daquele local, como também para a população de Tondela. O Autarca referiu ainda, que as obras da Regeneração Urbana são ”… o maior investimento de sempre na nossa Cidade - cerca de 10 milhões de euros - e apesar das dificuldades e da crise económica, conseguimos encontrar os recursos necessários para o desenvolvimento destas infra-estruturas, que procuram dar uma nova centralidade à Cidade, dotando-a de um conjunto de equipamentos públicos modernos e de grande qualidade”. Sendo grandes os investimentos a realizar, para o autarca, “não seria possível, concretizá-los sem o financiamento do QREN e da parceria público-privada que o Município constituiu para o efeito em devido tempo”. Dr. Carlos Marta, lembrou ainda que "…são investimentos muito significativos" e que vão trazer à Cidade, "uma dimensão que já tinha sido iniciada com a concretização do Parque Urbano 1ª fase”. Continuando a visita pedonal, o Sr. Presidente e restante comitiva deslocaram-se ao Mercado Municipal, também incluído na obra da Regeneração Urbana onde foram dadas as explicações sobre o futuro daquele espaço. O Autarca, também não deixou de mencionar as obras do recinto da feira, no âmbito da parceria público privada, referindo ”que todo o espaço vai ser verde e onde os feirantes irão ter que se adequar a esta nova e futura realidade. Será um investimento que irá custar cerca de dois milhões de euros”