04 Abr. 2011

Mercado Velho recebe IX Exposição Colectiva de Arte Popular

Foi inaugurada no passado dia 1 de Abril de 2011, sexta-feira, a IX Exposição Colectiva de Arte Popular do Concelho de Tondela. Numa iniciativa da Divisão de Cultura e Comunicação do Município, através do seu Gabinete de Cultura e Projectos Culturais, este evento estará aberto todos os dias até 20 de Abril. Presentes na inauguração o Sr. Vice-presidente do Município, Dr. José António de Jesus, a vereadora Dra. Cecília Fragoso, o sr. Vereador Pedro Adão, o sr. Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes, o sr. Comandante do posto da Guarda Nacional Republicana de Tondela, além de outros Presidentes de Junta do concelho e membros da Assembleia Municipal. Na ocasião o sr. Vereador do Pelouro da Cultura, Dr. José António referiu que ao longo destes nove anos “sempre tivemos o mesmo objectivo nesta exposição: o de conciliar as tendências inovadoras, modernas, fruto de novas técnicas, com áreas mais tradicionais, como a olaria a cestaria e a tanoaria, procurando ter sempre este equilíbrio, entre o que é inovação e modernidade e ao mesmo tempo o saber consolidado das artes e ofícios tradicionais”. Esta exposição antecede sempre a época da Páscoa, e daí a grande disponibilidade das pessoas para aqui acorrerem a visitar os diversos stands. Refira-se que é a exposição colectiva de arte popular aquela que maior número de visitantes trás todos os anos ao Mercado Velho. O que é importante, porque estamos dentro da Cidade, o que cria logo uma predisposição para conhecer, visitar e aderir, comprando ou encomendando produtos diversificados.

Segundo o Vereador da Cultura “é algo que nos enche de orgulho, porque ano após ano, vamos mantendo o nível de qualidade e participação, equilibrando sempre a descoberta com a inovação, o reconhecimento com o mérito, sempre valorizando o trabalho dos protagonistas desta IX exposição colectiva. Com 11 expositores, esta mostra é o equilíbrio entre o artesanato tradicional e as novas descobertas que vão aparecendo”.
Por último deixou um apelo: “convidem os vossos amigos e familiares a visitarem este espaço, pois contribuem para reconhecer o mérito para todos aqueles que com o seu trabalho árduo e persistente, desenvolvem actividade económica no nosso Concelho”. Seguiu-se uma visita mais demorada a cada stand. A IX Exposição de Arte Popular do Concelho de Tondela, poderá ser visitada de 1 a 20 de Abril de 2011, no seguinte horário:
De segunda a sexta – das 10.30 às 13.00 h e das 14.30 às 19.00 horas.
Sábados e Domingos – das 15.00 às 19.00 horas.