04 Abr. 2011

Museu Municipal celebra Dia Nacional dos Moinhos

Associando-se às comemorações do Dia Nacional dos Moinhos, no próximo dia 7 de Abril, a Divisão de Cultura do Município de Tondela, põe à disposição dos visitantes que se dirijam ao complexo de moinhos de Souto Bom, monitores e técnicos dos Serviços Educativos do museu, disponibilizando informação e visitas guiadas ao projecto Os Ambientes do Ar.

Inaugurado em Abril de 2009, o projecto Os Ambientes do Ar, espelha uma forte preocupação do Município de Tondela em introduzir novas dinâmicas culturais, capazes de potenciarem a fruição da cultura do lazer. Os Ambientes do Ar, tendo como base um núcleo de sete moinhos da Ribeira da Pena, situados na aldeia de Souto Bom, freguesia de Caparrosa, apresentam a recuperação feita pelo Município de Tondela de um património identificador da região, aproveitando-o como factor de desenvolvimento local. Estruturado em torno da recuperação de um conjunto de moinhos hidráulicos, representa uma forte aposta na preservação patrimonial, em sintonia com elementos de educação ambiental. Apoiado em plataformas de acessos, este projecto apetrechou cada moinho com um equipamento pedagógico diferente, de acordo com uma temática específica: moinho do universo, das energias renováveis, da energia hidroeléctrica, … Os Serviços Educativos do Museu Municipal Terras de Besteiros associam-se a esta dinâmica nacional, promovendo neste espaço pedagógico diferente, o acompanhamento solicitado, dirigido em especial ao público escolar e à comunidade em geral. Aceite o desafio... venha ao concelho de Tondela conhecer Os Ambientes do Ar.