14 Abr. 2011

Tondela Promove o Turismo Local

O Gabinete de Turismo do Município de Tondela em parceria com o Turismo Centro de Portugal realizou no passado dia 7 de Abril, no Auditório Municipal da cidade de Tondela, um seminário subordinado ao tema “O Turismo de Natureza, o Touring Cultural e Paisagístico como factor de Desenvolvimento local e regional”.

Para a realização deste seminário contamos também com a colaboração das Escolas Secundárias de Tondela, Molelos e Escola Profissional de Tondela. As temáticas abordadas neste seminário foram: “O papel das Instituições Públicas no Desenvolvimento Turístico”, no período da manhã, e “A importância da oferta de Animação Turística para o desenvolvimento da actividade turística”, no período da tarde. Integrado nas palestras da manhã, ouvimos a apresentação do Dr. Carlos Marta, Presidente da Câmara Municipal de Tondela, que referiu as grandes oportunidades existentes no nosso concelho, as quais devemos aproveitar e explorar. Disse ainda que para além do Turismo, da Cultura, do Ambiente e da Natureza, devemos ter em conta, a área desportiva, pois é de grande relevo para trazer gente ao concelho. Falou ainda de uma estratégia que passa por três pólos de grande importância, o pólo da cidade de Tondela, Sangemil, com as suas termas e por último e de grande importância o pólo do Caramulo. A Câmara Municipal de Tondela propõe-se fazer da oferta turística mais uma forma de criar riqueza no concelho, apresentando para isso uma nova estratégia baseada na Marca Caramulo, sendo a serra do Caramulo o ponto de partida para a estratégia de “venda” de um potencial económico ainda por explorar, tendo em atenção a colaboração dos Municípios vizinhos, nomeadamente da região Dão Lafões. A marca “Caramulo” é também o início de uma aposta empreendedora para a criação do próprio posto de trabalho combatendo flagelo dos nossos dias, o desemprego. O Sr. Vereador do Pelouro do Turismo da CMT, Pedro Adão agradeceu a disponibilidade dos convidados, colaboradores, participantes e comunicação social. Teve as honras na sessão de encerramento o Presidente do Turismo do Centro, Dr. Pedro Machado, que reforçou a estratégia turística consertada para a Região Centro.