17 maio 2011

Presidente da Câmara presente no Seminário “AQUA NOSTRA”

Realizou-se no passado dia 07 de Maio de 2011, o Seminário “AQUA NOSTRA” – Qualidade da Água, Qualidade da Vida, sob a liderança da organização do Rotary Club de Tondela.

Este seminário foi presidido pelo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta. Estiveram ainda presentes, a Presidente do Rotary Club de Tondela, o Governador do Distrito Rotário, a Vereadora da Câmara Municipal de Tondela, Eng.ª Carla Pires, Diversos Clubes Rotários, Presidente das Águas do Planalto, Eng.º Faria de Oliveira, Dr. Pedro Guerreiro, Director do Jornal de Negócios, Eng.º Melo Batista, Presidente da ERSAR, entre outras personalidades. Toda a mensagem teve como pano de fundo, a garantia da qualidade da água. A sua importância no nosso planeta, é inigualável e significado de vida, daí a frase “Água fonte de vida”. Os recursos de água doce não são inesgotáveis, e por isso, é preciso conservá-los, controlá-los e se possível aumentá-los. Cada um tem o dever de a usar com cuidado e não a desperdiçar. Segundo o Presidente da Câmara de Tondela, Dr. Carlos Marta, nestes últimos anos tem sido feitos grandes esforços para “estendermos novas redes de recolha e tratamento de águas residuais, num valor que se aproxima dos 8 milhões de euros, garantindo-se assim sistemas de tratamento modernos e eficientes, que permitirão uma cobertura superior a 90% da população do Concelho de Tondela. Ainda segundo o autarca, em paralelo com a construção da Barragem do Paul, e com novos investimentos de distribuição, “está assegurada a qualidade e a quantidade de água fornecida aos Concelhos envolvidos, o que nos dá a certeza de termos contribuído para solucionar um problema estrutural, cujo investimento ascendeu os 40 milhões de euros.” Na qualidade de prelectora, a Vereadora da Câmara Municipal de Tondela, Engª Carla Pires, fez a apresentação do Projecto de Construção de Pontos de Água e Galerias Ripícolas a desenvolver no Concelho de Tondela. Segundo a Vereadora, com esta intervenção, pretende-se potenciar e diversificar o contributo ambiental das galerias ripícolas do Concelho de Tondela, e criar no terreno uma estrutura ecológica para valorização ambiental, promovida pelo Município em parceria com os proprietários. Neste sentido, refere a Vereadora que com este programa, pretende-se alcançar sete principais vantagens: estabilização das margens – melhores características como meio de vida aquática e melhor capacidade de drenagem, com menores riscos de cheias, a diminuição dos custos de limpeza, o controle da influência da bacia sobre o rio, a influência sobre o funcionamento do ecossistema fluvial, corredores ecológicos, o interesse paisagístico e recreativo e ainda as linhas verdes de prevenção a incêndios. Para a autarca, a execução do programa, no seu todo, irá tratar de “intervenções de valor ambiental inquestionável, associado a aspectos considerados fundamentais como são, a valorização territorial e a defesa da floresta contra incêndios”. Após todas as intervenções, e já na parte da tarde, os participantes deslocaram-se à localidade de Mosteiro de Fráguas, para uma visita guiada à estação de tratamento de águas da empresa Águas do Planalto.