13 maio 2011

Museu Terras de Besteiros recebe grupo de jovens com multideficiências

Estendendo a sua acção na área da Intervenção Comunitária e de Serviços Educativos a público com necessidades especiais, o Museu Municipal Terras de Besteiros recebeu, na passada quinta-feira dia 12 de Maio, um grupo de jovens com multideficiências, acompanhados pelas suas Professoras de Ensino Especial, bem como a Monitora Formadora do Projecto Transit.

Este projecto, TRANSIT – Transição para a Vida Adulta, encontra-se a ser desenvolvido no concelho de Tondela pela ASSOL (Associação de Solidariedade Social de Lafões), em parceria com as Escolas do Concelho, contando também com o apoio do Município de Tondela. Os jovens reagindo a diferentes estímulos visuais e auditivos tiveram a oportunidade de percorrer os espaços de exposição permanente do Museu Terras de Besteiros possibilitando que esta instituição cultural seja mais um factor de inclusão social. A acessibilidade nos museus é uma questão frequentemente levantada… O Museu Municipal de Tondela dispõe já de infra-estruturas arquitectónicas (rampas e elevador) para que o acesso físico seja uma realidade para todos. No entanto, cada vez mais a acessibilidade comporta outras dimensões. Só com a acessibilidade cultural, intelectual e social um museu se revela um verdadeiro espaço de inclusão. Nesse sentido, o Museu Terras de Besteiros procura proporcionar o acesso ao museu a todo o tipo de público, independentemente das suas necessidades especiais, físicas, intelectuais, ou sociais, adaptando a sua estratégia de comunicação às necessidades características deste grupo de visitantes. Os Serviços Educativos do Museu Municipal congratulam-se com esta iniciativa que, pelo seu carácter peculiar, enriqueceu todos os intervenientes.