18 maio 2011

Biblioteca Municipal: a Festa do Livro e da Leitura.

Foi inaugurada na passada quinta-feira, dia 12 de Maio, a Festa do Livro e da Leitura 2011, uma iniciativa do Pelouro da Cultura, organizada e preparada pela biblioteca municipal Tomaz Ribeiro. Contempla ainda a X Feira do Livro de Tondela.

Este ano as principais cerimónias do dia tiveram lugar no átrio da biblioteca, esplêndido espaço amplo e aberto. A cerimónia foi presidida pelo Sr. Presidente do Município, Dr. Carlos Marta e contou com a presença do Sr. Vice-presidente e Vereador do Pelouro da Cultura e Educação, Dr. José António de Jesus, restantes vereadores do elenco camarário, a Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Teresa Calçada, a Coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas de Mangualde, Dra. Rosa Garcia, em representação da Direcção Regional de Educação do Centro, a Sra. Coordenadora Inter-Concelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Helena Duque, o representante do Governo Civil de Viseu, a Dra. Carla Fernandes, técnica responsável para as bibliotecas escolares da DREC e ainda das Sras. e Srs. Directores dos agrupamentos de escolas concelhios e Directores de escola. No uso da palavra, o Sr. Vereador do Pelouro da Cultura deu as boas vindas a todos os presentes, professores, educadores, coordenadores de bibliotecas, alunos, comunicação social, desejando que durante os próximos onze dias de duração da Festa do Livro e da Leitura, alunos das escolas, crianças, pais, encarregados de educação, em suma, a Comunidade, pudessem usufruir do ponto de vista cultural e educativo, mas também da fruição e do lazer, daquele espaço de cultura da cidade. Salientou que esta iniciativa do Pelouro da Cultura trazia este ano a Tondela: teatro de marionetas, poesia, oficinas, teatro, sessões de leitura, histórias dramatizadas, dança, apresentações de livros, ateliês e ainda uma novidade: a casinha da leitura no magnífico palco que é o parque urbano. O programa da Festa prosseguiu com a actuação do grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas de Tondela (constituído por cerca de sete dezenas de alunos), com Cantarolendo e Relembrando os Escritores de Tondela, que foram muito aplaudidos por todos os presentes. Seguiu-se a leitura e assinatura do Acordo de Cooperação com o Programa da Rede de Bibliotecas Escolares do Ministério da Educação, que procura constituir e consolidar uma rede de bibliotecas escolares, de incidência concelhia, integrada na Rede de Bibliotecas Escolares. De seguida uma breve mas sugestiva sessão de poesia de um amigo de longa data: José Rui Martins do Trigo Limpo/Teatro ACERT, que a todos cativou com a sua arte de representar. Seguiram-se por fim os discursos oficiais. Tomou primeiramente a palavra a Sra. Coordenadora do Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares, Dra. Teresa Calçada. Saudou a iniciativa e felicitou a autarquia pelo contributo que presta à Cultura e Educação. Salientou o excelente trabalho realizado em torno da Plataforma da Rede de Bibliotecas de Tondela, a dinâmica que se está a criar, seus interlocutores ao nível da execução e demais intervenientes. Seguiu-se a terminar a intervenção do Sr. Presidente do Município, Dr. Carlos Marta. Iniciou o seu discurso com palavras de apreço para com os mais destacados pedagogos que Tondela teve nas gerações que hoje têm responsabilidades de decisão na vida pública. Mas também palavras de apreço e incentivo para os professores de hoje: uma enorme tarefa os aguarda: criar condições de participação na cidadania, criar de hábitos de leitura na comunidade educativa, etc. Ou seja, criar as bases educativas e culturais desejáveis para as gerações futuras. Agradeceu igualmente a presença dos dirigentes escolares, como prova da importância de que se revestia os actos que iam ter lugar nos próximos dias. Na sua intervenção, salientou que nos tempos que atravessamos, de dificuldades orçamentais, era necessária a criatividade e a imaginação, não perdendo a Festa do Livro e da Leitura o papel preponderante de grande montra cultural da cidade que há já vários anos soube conquistar e consolidar. A biblioteca “um palco privilegiado para a animação, para a festa, para o contacto com o livro”. Já na sala polivalente, os alunos do Clube de Teatro da Escola Básica 2,3 de Campo de Besteiros apresentava uma pequena encenação teatral sobre “A República”. Lembramos que a Festa do Livro e da Leitura, uma iniciativa do Pelouro da Cultura do Município de Tondela, organizada pela Biblioteca Municipal, é um acontecimento único na Cidade, pela diversidade de programação que oferece. A Festa do Livro e da Leitura está aberta de segunda a Domingo, até 22 de Maio.