20 maio 2011

Museu Terras de Besteiros comemora Dia Internacional dos Museus

No passado dia 18 de Maio os museus de todo o mundo celebraram o Dia Internacional dos Museus, este ano subordinado ao tema “Museus e Memória”. A escolha desta temática, sugerida pelo ICOM, prende-se com as histórias que os Museus transmitem através das suas exposições permanentes e temporárias.

Os seus objectos, recolhidos, conservados e expostos são os narradores das heranças culturais de uma comunidade ou população, transmitindo as memórias das pessoas, expressando o património cultural de cada comunidade. Este dia revelou-se mais uma oportunidade dos visitantes dos museus (re)descobrirem as suas memórias individuais e colectivas. Mais uma vez o Município de Tondela associou-se a estas comemorações através do Museu Municipal Terras de Besteiros inaugurado em Setembro de 2010. Os Serviços Educativos do Museu Terras de Besteiros associaram-se a esta iniciativa preparando um conjunto de visitas guiadas vocacionadas para o público sénior do concelho. Os mais idosos, com toda a certeza os mais afortunados herdeiros das memórias deste território, tiveram a oportunidade de recordar o melhor que o passado nos deixou e de nos confrontar com as suas histórias e vivências e sua ligação com os objectos expostos. Foi o caso dos cerca de 20 idosos do Lar da Fundação Marcos e Ana Gonçalves, localizado no sítio da Coelheira, em Tondela. O grupo foi recebido pela equipa dos serviços educativos do Museu Municipal que os acompanhou numa viagem pelas memórias culturais do território concelhio. Ao caminhar pelas memórias das Terras de Besteiros, os idosos descobriram as marcas da ocupação romana do território, identificaram alguns dos indícios do período Medieval, reconheceram os começos da Industrialização, bem como um leque variado de artes e ofícios tradicionais que caracterizaram o dia-a-dia das populações nesta região. O Museu Terras de Besteiros ao desenvolver actividades com diferentes faixas etárias pretende reforçar as acções de Serviços Educativos envolvendo diferentes públicos, com diversas expectativas, assumindo-se como um ponto de visita inevitável para quem quer desvendar e conhecer mais sobre o passado, presente e futuro das Terras de Besteiros, das memórias das suas gentes e dos seus lugares.