25 maio 2011

E assim decorreu mais um fim-de-semana desportivo!

Depois da Festa de Abertura dos XIII Jogos Desportivos que teve lugar na localidade de Borralhal, freguesia de Barreiro de Besteiros, este fim-de-semana teve início o calendário competitivo. Uma enchente, como há muito não se via, no campo de futebol do S. Marcos, na 1.ª concentração da modalidade de «orientação», proporcionou um colorido e uma animação estimulante para o arranque dos quadros competitivos dos XIII Jogos Desportivos do Concelho de Tondela.

O intenso calor da tarde de sábado, não foi impeditivo para a numerosa adesão de atletas e dirigentes associativos à «orientação» mas, também, aos «carros de rolamentos» que se desenvolveram numa parceria interessante e que deram vida aquele espaço desportivo da freguesia de Santiago de Besteiros. O espaço natureza envolvente, foi o cenário escolhido pelo Clube de Orientação de Viseu (coordena a modalidade) para montar o percurso da prova e, assim, permitir a 1.ª disputa para apurar os vencedores. Mais de 350 pessoas estiveram dispersas entre a pista de orientação e a experiencia com os «carros de rolamentos».
Já no domingo, todos os caminhos iam dar ao Parque Urbano, em Tondela!
Cedo se percebeu que a população ia aderir a mais uma iniciativa popular e de grande mobilização geral: a «Mini maratona e Caminhada Ecológica de Tondela». Foram mais de meio milhar de participantes que se envolveram nestas iniciativas.
Num percurso que este ano procurava dar a conhecer um pouco da «Eco pista do dão», naquilo que é a sua passagem por Tondela (zona urbana periférica), os interessados concentraram-se no Parque a partir das 08:00horas da manhã e aproveitaram para conhecer melhor o seu estado de saúde, através dos testes facultados gratuitamente pelas Enfermeiras do Centro de Saúde de Tondela. Já perto das 09:00horas, as Professoras Bárbara Joaquim e Célia Matias (Técnicas do programa «Saúde em Dia», concebido e dinamizado pelo Município de Tondela em parceria com as Colectividades, Juntas de Freguesia e outras Instituições do Concelho), proporcionaram um bom momento de aquecimento físico com forte motivação para enfrentar os 9 Kms do percurso.
Depois de receberem os prémios de participação (um Kit com produtos locais), a partida foi dada às 09:30H pelo Sr. Vereador do Pelouro do Desporto, Eng. António Dinis, em conformidade com as orientações dos Juízes da Associação de Atletismo de Viseu, que coordenam a modalidade nos Jogos Desportivos do Concelho.
A prova foi assegurada por um numeroso grupo de Funcionários do Município, especialmente da Divisão de Desporto e alguns voluntários (estagiários do IEFP e Turismo), apoiados pela Associação de Atletismo de Viseu que, para além de funções de controlo do percurso, estiveram em postos de abastecimento de águas. A segurança da prova esteve a cargo da GNR e dos Bombeiros Voluntários, de Tondela, que acompanharam todo o percurso com os meios técnicos, humanos e logísticos necessários a uma eventual intervenção que, para bem de todos, não chegou a acontecer.
No final da prova, foram distribuídos iogurtes, oferta da “Danone Portugal”, que se associou ao evento.
Os prémios de classificação (para os maratonistas), foram atribuídos em função da chegada à meta, instalada na entrada sul do Parque Urbano – Rua Dr. Teófilo da Cruz:

Masculinos:

António Marques – Tonda

Atleta mais Novo:
Francisco Fernandes – Labesfal

Os troféus foram entregues pelo Sr. Presidente do Município de Tondela, Dr. Carlos Marta e pelos Srs. Vereadores Eng. António Dinis e Pedro Adão e, ainda, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel. Foram, ainda, entregues dois «troféus empresa» oferecidos pelo Grupo “Labesfal – Fresenius Kabi “ e pela empresa “Avon”, para além de 1 “Voucher” Termal (Termas de Sangemil) oferta da empresa “Tondel Viva” e um “Voucher” para as Piscinas de Exterior de Tondela, aos 3 primeiros classificados masculinos e femininos.
E assim se viveu mais um fim-de-semana intenso de desporto e actividade física, contribuindo para que a nossa população possa dispor de motivos de prática, numa oferta desportiva variada que seja capaz de atrair os mais sedentários.
Uma palavra final para todos os que tornaram possível a «Mini Maratona e Caminhada Ecológica de Tondela», desde os participantes envolvidos até às Instituições parceiras e colaboradoras, especialmente o Centro de Saúde de Tondela, GNR, Bombeiros Voluntários, Associação de Atletismo, Danone Portugal e várias empresas sediadas no Concelho, tais como a TondelViva, Labesfal-Fresenius Kabi, Avon, Huff, entre outras.