01 Jun. 2011

Pedestrianistas na Rota dos moinhos de Souto Bom

Vindos do Porto, Gaia e Esmoriz, um grupo de pedestrianistas deslocou-se no passado sábado dia 28 de Maio ao concelho de Tondela, para desfrutar de belas paisagens naturais e percorrer duas rotas concebidas pelo Município de Tondela: a rota dos moinhos, em Souto Bom, freguesia de Caparrosa e a rota do linho na freguesia de Castelões.

Da parte da manhã os caminhantes percorreram o percurso por entre montes e vales verdejantes e profusamente lavrados na zona envolvente à aldeia de Souto Bom. Partindo do centro de acolhimento contíguo à sede da Associação Cultural e Recreativa de Souto Bom, percorreram 5,2 Km em circuito, num nível de dificuldade II – fácil, demorando cerca de 2 horas. A cota máxima do percurso situa-se nos 760 m. Uma hora depois de partirem, chegaram ao núcleo interpretativo dos moinhos da Ribeira da Pena. Aqui esperava-os o Chefe de Divisão da Cultura do Município de Tondela para uma visita guiada ao complexo denominado “Os Ambientes do Ar.” Ao visitarem o complexo ambiental, pedagógico e educacional, tomaram contacto com o núcleo de moinhos pedagógicos e funcionais, em especial na relação homem - meio ambiente, com especial ênfase para o conhecimento das potencialidades em torno das energias renováveis e em particular da energia hidroeléctrica. Reconheceram a relação do Homem com o Universo e com a Natureza, a par de outras abordagens, sempre numa perspectiva de um mundo com ideias simples. Uma manhã deslumbrante na companhia de uma natureza primaveril e radiosa. Da parte da tarde, os pedestrianistas percorreram os 9,2 Km da rota do linho, visitando o Centro Interpretativo do linho em Múceres, tomando contacto directo com as tecedeiras da aldeia, observando alguns pormenores da cadeia operatória do ciclo do linho.