28 Jun. 2011

Visita da Liga dos Amigos dos Campos do Mondego ao Concelho de Tondela

A LACAM – Liga dos Amigos dos Campos do Mondego, realizou no passado sábado, dia 25 de Junho, uma visita ao nosso Concelho. A LACAM é uma instituição, que visa principalmente a defesa do ambiente e património da região dos Campos do Mondego e procura proporcionar aos 660 sócios, visitas com interesse cultural a locais onde o seu valor patrimonial assim se justifique.

O grupo de 50 pessoas, chegou por volta das 10h00, a recepção ao mesmo, foi feita por Magda Escada e Solange Durães. Feitas as apresentações, iniciou-se a visita pelo Museu Municipal “Terras de Besteiros”. Seguindo-se a visita à Igreja Matriz de Tondela, antes de seguir viagem para o Caramulo, um outro local escolhido para visitar. A mata dos Viveiros foi a anfitriã do almoço tradicional, com um magnífico e envolvente espaço natural com os sabores do Mondego, que proporcionaram momentos únicos. O programa da tarde continuou com uma visita guiada ao Museu do Caramulo. Terminada esta, dirigiram-se, a Molelos, a uma olaria para conhecer o famoso Barro Negro, onde foi explicado e demonstrado todo o processo, desde o amassar até ao produto final. Já no final da visita, deslocaram-se ao Parque Urbano, onde foi possível um convívio entre todos os participantes. Antes da despedida foi demonstrado o desejo de voltarem ao nosso Concelho. O Gabinete do Turismo acompanha estas visitas e outros passeios, com o intuito de dar a conhecer a região, visando o desenvolvimento local bem como os atractivos existentes.