09 Jan. 2014

Município de Tondela assina protocolo para implementação do Caminho de Santiago

Os municípios de Tondela, Vouzela, Oliveira de Frades, Sever do Vouga e Albergaria-a-Velha e a Turismo Centro de Portugal assinaram na quarta-feira, dia 8 de janeiro, um protocolo para implementação do Caminho de Santiago, no âmbito de uma estratégia de reforço do turismo religioso.

O protocolo, assinado no Salão Nobre da Câmara Municipal de Vouzela, estabelece o compromisso dos cinco municípios de elaborarem, até novembro, o traçado oficial do Caminho Português de Santiago pelo interior, que terá cerca de cem quilómetros com ligação ao já conhecido Caminho Principal.
No traçado constarão também todas as informações úteis aos peregrinos, assim como, ao longo do percurso, haverá indicações dos pontos de interesse a serem visitados nas localidades limítrofes ao Caminho.
Os municípios envolvidos ficam ainda responsáveis pela conservação, limpeza e sinalização do traçado, bem como pela sua promoção nacional e internacional, em parceria com a Turismo Centro de Portugal.
O presidente da Câmara de Tondela, José António Jesus, lembrou que a repercussão deste tipo de investimentos não é facilmente mensurável, pois "há um conjunto de investimentos que, não sendo facilmente avaliados, trarão implicações a montante no desenvolvimento económico e, acima de tudo, em territórios de baixa densidade", afirmou, sublinhando que muitos dos impactos acontecerão fora dos principais centros das cidades e das vilas.
Na sua intervenção, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, considerou que "a assinatura deste protocolo casa na perfeição num calendário em que o turismo religioso em Portugal é efetivamente um produto turístico".
Deste projeto faz também parte a recuperação de um edifício com a finalidade de se transformar em albergue de apoio aos peregrinos.
Através desta iniciativa, o Município de Tondela pretende mais uma vez potenciar o desenvolvimento económico nas regiões de baixa densidade, bem como dinamizar e promover o território cultural e turisticamente, reforçando os traços de atratividade e singularidade do concelho de Tondela.