18 Dez. 2018

Visita à ETAR da ZIM de Tondela (Adiça)

O presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, e os membros da Assembleia Municipal de Tondela visitaram hoje a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial Municipal (ZIM) de Tondela (Adiça).

Ao longo desta visita, foi possível perceber que esta ETAR apresenta bons parâmetros de funcionamento e rentabilidade, que vêm sendo graduais, desde a sua entrada em funcionamento em 2015. Esta ETAR, cujo investimento rondou os 1,2 milhões de euros, contou com alguns problemas iniciais, já que não teve o enquadramento técnico previsto nos seus primeiros seis meses, no entanto, o seu funcionamento acabou por vir a evoluir de forma muito significativa.
“Depois da preocupação sentida há três anos atrás, constatamos que o funcionamento desta ETAR tem vindo a evoluir de forma muito significativa. Os parâmetros biológicos são altamente tratados e os físico-químicos estão a evoluir”, destacou José António Jesus.
Nesta ocasião o presidente da Câmara Municipal de Tondela revelou que, na semana passada, esta ETAR contou com a visita de elementos da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e do SEPNA, depois de algumas denúncias de poluição nas imediações terem vindo a público.
“Nessa visita ficou demonstrado que, em nada, esta ETAR estava a contribuir para essa situação”, destacou.
O presidente da Câmara Municipal de Tondela anunciou ainda que em breve serão levadas a cabo inspeções a todos os coletores de águas pluviais, uma vez que, supostamente, de forma pontual, poderão existir algumas situações críticas, resultantes do uso que possa ser feito das redes de águas pluviais.
“Se alguém tem dado provas de que há um grande sentido de responsabilidade nesta área, com grande preocupação ambiental, é o Município de Tondela. Jamais aceitaremos que nos atribuam tamanho ato de irresponsabilidade”, concluiu.