18 Jan. 2019

Abandono de animais de estimação

À semelhança do que vem acontecendo um pouco por todo o país, também no concelho de Tondela o número de animais de companhia que são abandonados tem vindo a aumentar.

Nas últimas semanas foram sinalizadas e recolhidas algumas ninhadas de cachorros, em várias freguesias do concelho, encontrando-se no canil municipal (centro de recolha oficial de animais – CROA, situado no espaço do Estaleiro Municipal) para adoção responsável.
Às pessoas que tenham interesse em aqui adotar um fiel companheiro, a Câmara Municipal de Tondela oferece a identificação eletrónica, a vacina da raiva e a esterilização dos animais adotados no CROA de Tondela.

Um animal abandonado não consegue desenrascar-se!
A ideia de que um animal se for abandonado, consegue “desenrascar-se” ou que alguém vai ter pena e recolhê-lo é completamente errada.
Os animais domésticos não aprenderam a caçar para procurar alimento e a agitação do meio urbano, a escassez de alimento, água, abrigo e segurança deixa-os completamente expostos a situações de risco, sejam doenças ou acidentes.
É obrigação de todos proteger os animais! Por isso, adote ou compre um animal apenas se tiver condições para tal.