21 maio 2019

Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Planalto Beirão celebra 20 anos

O Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão (AMRPB) celebra hoje os seus 20 anos de atividade em prol da gestão de resíduos sólidos urbanos, produzidos na sua área de influência.

Durante a cerimónia, que decorreu ao final da manhã de hoje, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, destacou que ao longo destas duas décadas este Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos já fez muita história.
“Este é um centro de referência, de inovação, numa ambição continuada de compromisso com os valores ambientais da sustentabilidade e da valorização de toda a cadeia de tratamento. Quem hoje entra neste Centro de tratamento encontra uma estratégia bem delineada”, referiu.
Ao longo da sua intervenção, o presidente da Câmara Municipal de Tondela aludiu aos novos investimentos que estão em curso e que vão duplicar a recolha seletiva.
“Quando estávamos neste exigente processo, eis que fomos confrontados com a terrível catástrofe de outubro de 2017, que obrigou a novos e elevadíssimos investimentos. Um investimento de mais de 6 milhões que, de um dia para o outro, se tornou inadiável face à dimensão da tragédia”, recordou.
 De acordo com José António Jesus, a história desta instituição faz-se também a olhar para o futuro.
 “A pensar na valorização de toda a cadeia de produtos, na economia circular, na valorização da fração resto (eliminando parte significativa da deposição em aterro), na valorização energética dos CDR, na liderança estratégica, olhando para esta unidade como um centro de referência agregador e potenciando respostas que podem ser soluções adequadas para outros CTR de média dimensão que gravitam no nosso perímetro geográfico. Creiam, pois, que estaremos na primeira linha para vencer estes desafios, só possíveis se os recursos públicos estiverem ao nosso alcance para promovermos mais sustentabilidade ambiental, mas com custos compatíveis com as exigências econômicas do nosso país e dos municípios que integram esta associação”, disse.
 O presidente do Conselho Executivo da Associação de Municípios da Região do Planalto Beirão e presidente do Município de Tábua, Mário de Loureiro, prometeu continuar a trabalhar com a mesma determinação de sempre, contando com o contributo dos cidadãos dos 19 municípios associados.
Já a presidente da Comissão Diretiva do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), Helena Azevedo, destacou “a motivação que aqui se sente para concretização da obra e alcançar de metas, que não é comum, para além da capacidade que vêm demonstrando em aproveitar fundos comunitários em prol do seu desenvolvimento”.
Ao longo da sua intervenção aludiu também ao grande investimento que está a ser realizado, na ordem dos 16 milhões de euros. “É o segundo maior projeto em Portugal na área dos resíduos”, apontou.
O vice-presidente da CCDR-C, Veiga Simão, aludiu ao pós-incêndios de outubro de 2017 e a toda a solidariedade institucional que se gerou, não tendo dúvidas de que este será “um case study”, especialmente no que se deixa às próprias instituições, de forma a que venham a ser melhores no futuro.
“O exemplo da nossa solidariedade e do nosso trabalho é algo que em 56 anos pouco vi em Portugal e na região centro, isso aconteceu. Também a todos do Planalto Beirão que foram inexcedíveis no dia do incêndio, se calhar deixando as suas casas e famílias em situação complicada, para virem defender o seu posto de trabalho”, frisou.
No seu entender a Associação do Planalto Beirão tem todas as condições para se afirmar a nível nacional, reforçando a sua intervenção com um novo olhar para os resíduos como sendo recursos que devem ser valorizados.
 Culminou afirmando que “os incêndios, sendo uma fatalidade, foram uma oportunidade para melhorar ainda toda a capacidade instalada e tem todas as condições para abraçar agora o paradigma da economia circular”.
A fechar, o secretário de Estado do Ambiente, João Ataíde, apontou que estes 20 anos foram de consolidação para esta estrutura, sendo um privilégio marcar presença na celebração de “quem faz um trabalho tão importante na área dos resíduos urbanos”.
“Em 20 anos acompanhou sempre a evolução do setor dos resíduos, tendo hoje um verdadeiro ecoparque, ao nível do que melhor se faz na Europa”, concluiu.