30 maio 2008

Assinatura de Protocolos entre o IDP, a FPF e os Municípios

Em cerimónia realizada, ao final da manhã, no passado dia 27 de Maio, no Auditório Municipal, em Tondela, foram assinados os protocolos entre o Instituto do Desporto de Portugal, IP, a Federação Portuguesa de Futebol e 32 Municípios, respeitantes à instalação de 32 “Mini-Campos Desportivos”, nos distritos de Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Santarém e Viseu. Aquele momento - que marcava o inicio de uma grande jornada para a Cidade e para o Concelho de Tondela, uma vez que iria culminar com a inauguração do Complexo Desportivo do Estádio “João Cardoso”, na presença da Selecção Nacional A de Futebol - foi presidido pelo Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino Dias.

Igualmente, na mesa de honra da cerimónia estavam o Presidente da Câmara de Tondela, Dr. Carlos Marta, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Gilberto Madaíl, o Presidente do Instituto do Desporto de Portugal, Prof. Dr. Luís Bettencourt Sardinha e o Governador Civil de Viseu, Dr. Acácio Pinto. A Medida 4 – “Mini-Campos Desportivos” resulta de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Juventude e do Desporto, através do Instituto de Desporto de Portugal, I.P. e a Federação Portuguesa de Futebol e consiste, num primeira fase, na construção e instalação a nível Nacional de 101 Mini-Campos destinados à prática desportiva de proximidade. Estes equipamentos são dotados de um relvado, com as dimensões aproximadas de 22x12m e permitem a prática informal de diversas modalidades, como por exemplo: futebol, andebol, ginástica, basquetebol, ténis e voleibol e dirigem-se, fundamentalmente, aos jovens, à população residente em bairros mais carenciados e às pessoas com menores condições de mobilidade e pretende estimular a prática desportiva informal e de proximidade. Na plateia do Auditório, para além do Sr. Vice-presidente do IDP, da Sra. Vice-presidente do IPJ e dos Srs. Presidentes de Câmara - cujos Municípios seriam contemplados com estes equipamentos desportivos - estavam igualmente os representantes das Associações de Futebol daqueles seis Distritos. Os Municípios presentes foram, Castelo Branco, Proença-a-Nova, Vila Velha de Ródão, Covilhã, Fundão, Góis, Mira, Vila Nova de Poiares, Arganil, Lousã, Penacova, Aguiar da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Meda, Gouveia, Alcobaça, Bombarral, Figueiró dos Vinhos, Porto de Mós, Nazaré, Rio Maior, Entroncamento, Abrantes, Coruche, Cinfães, Mangualde, Oliveira de Frades, Tarouca, Viseu e Tondela. Depois da outorga, por parte dos intervenientes, dos diferentes protocolos, seguiu-se a intervenção do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, que, na qualidade de anfitrião, para além das naturais palavras de boas vindas aos presentes, manifestou ao Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino Dias, em nome do Concelho e das suas populações, as suas felicitações e reconhecimento pela excelente parceria desenvolvida, no sentido da instalação destes equipamentos desportivos e daquilo que representa para os jovens e para os menos jovens, em termos de prática desportiva. Por outro lado, agradeceu igualmente ao Sr. Presidente da Federação Portuguesa de Futebol a deferência demonstrada pela escolha da Cidade de Tondela, para a realização de um treino oficial, por parte da Selecção Nacional A de Futebol, neste seu estágio de preparação, que está a efectuar para a sua participação do EURO’2008, a realizar na Suíça e na Áustria. Na sua intervenção, o Presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Dr. Gilberto Madaíl, sublinhou a importância do trabalho que a Selecção Nacional A de Futebol tem vindo a realizar durante este estágio de preparação e a importância dos diferentes sinais de estímulo e de encorajamento para os difíceis desafios do EURO’2008, que a Selecção Nacional tem vindo a receber em Viseu e, muito especial durante aquele dia, em Tondela. Encerrando a cerimónia, Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, Dr. Laurentino Dias, preferiu fundamentalmente caracterizar e elogiar esta medida 4, respeitante aos Mini Campo Desportivo e aquilo que representa para as comunidades locais dos Concelhos, onde serão instalados. Depois da intervenção do Sr. Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, os presentes encaminharam-se para o espaço contíguo ao Auditório Municipal, para uma visita ao “Mini-Campo Desportivo” de Tondela, aí situado, seguindo posteriormente para o Centro de Recursos Culturais e de Desenvolvimento Regional – Ala A, onde o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto aí iria inaugurar a loja da Juventude “Ponto Já”. Culminando o programa oficial da manhã foi servida uma refeição volante, no Centro de Recursos Culturais e de Desenvolvimento Regional aos presentes, privilegiando assim o contacto e o convívio, durante este grande dia para a Cidade e para o Concelho de Tondela e que iria, mais à frente, testemunhar aquele que seria, seguramente, um dos momentos mais aguardados do dia: a presença da Selecção Nacional na Cidade de Tondela.