15 Jan. 2024

Esclarecimento notícia Folha de Tondela

Face à notícia “Câmara de Tondela aceita delegação de competências e desclassifica as USF de Canas de Santa Maria e de Campo de Besteiros”, publicada na edição desta sexta-feira (12 de janeiro) do jornal Folha de Tondela vem o Município de Tondela efetuar o seguinte esclarecimento:

1 – Ao contrário do que afirma a referida publicação, as unidades de saúde familiar existentes no concelho de Tondela não foram desclassificadas com a assinatura do auto de transferência de competências da saúde.

2- O auto de transferência de competências assinado entre a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e o presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Mário Ruivo, não prevê qualquer desclassificação das unidades de saúde de Canas de Santa Maria e de Campo de Besteiros. A notícia não corresponde, por essa razão, à verdade.

3 – O auto prevê apenas a transferência para a autarquia da propriedade respeitante aos edifícios, dos contratos de arrendamento das instalações e do equipamento não médico de todos os edifícios onde se prestam cuidados de saúde primários no concelho.

4- Ao contrário do que diz a publicação a Unidade de Saúde Familiar (USF) de Canas de Santa Maria (Cândido Figueiredo), que funciona no edifício da extensão de saúde da localidade desde 2015, não só não foi desclassificada, como a 1 de janeiro de 2024 passou a modelo B, um patamar acima. Além da USF Cândido Figueiredo, também a USF de Tondela transitou para este novo enquadramento, o que constitui uma valorização da rede de cuidados de saúde primários no concelho.

5 - A reclassificação positiva das USF do concelho de A para B decorre da portaria 454-A\2023 de 28 de dezembro. Foi matéria que durante o ano de 2023 esteve na mesa das negociações da transferência de competências, por entender a câmara que esta era fundamental para o reforço do quadro de médicos existente no concelho. O auto de transferência de competências só foi assinado pela presidente da Câmara Municipal após a publicação da referida portaria.

6 – Também ao contrário do que escreve a Folha de Tondela, em Campo de Besteiros não funciona, nem nunca funcionou qualquer USF. No edifício da extensão de saúde está instalada sim a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Campo Caramulo, que entrou em atividade em 2015.

7 – A mesma publicação afirma que as obras da USF de Tondela estão previstas e já em curso desde 2021, o que também é falso. Neste momento estão instalados os contentores para se proceder à mudança de instalações o que irá permitir iniciar as obras durante 2024.

A Câmara Municipal de Tondela