16 Jan. 2024

Destruídos mais de 1.100 ninhos de vespa asiática em 2023

Em 2023 foram eliminados mais de 1.100 ninhos de vespa asiática no concelho de Tondela, mais do dobro do que no ano anterior.

Entre os meses de janeiro e dezembro de 2023 foram destruídos no total 1.130 ninhos, sendo que os meses com mais eliminações foram setembro (261), agosto (210), julho (182), novembro (141) e outubro com (114). Em 2022 foram destruídos 551.

A vespa velutina como também é conhecida encontra-se dispersa por todo o território do concelho tondelense. As freguesias menos afetadas são Barreiro de Besteiros e Tourigo, São João do Monte e Mosteirinho, Caparrosa e Silvares, Guardão e Ferreirós do Dão.

A proteção civil municipal pede a todas as pessoas que localizem ninhos desta espécie invasora para entrarem em contacto com os serviços municipais ou para recorrerem à plataforma STOP Vespa, que é gerida pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF).

A população é ainda aconselhada a não tentar eliminar os ninhos, nem a utilizar armas de fogo ou qualquer outro instrumento com vista à sua destruição.

A eliminação dos ninhos no concelho é efetuada semanalmente, sobretudo ao final do dia e ao fim de semana, por uma empresa externa contratada pela Câmara Municipal. A exterminação é feita por envenenamento.

Sempre que um ninho é destruído é colocada uma fita identificativa, sendo ainda realizada a georreferenciação do mesmo.