02 Jul. 2008

Município de Tondela e Liga dos Amigos do Museu publicam obras de referência

O Pelouro da Cultura do Município de Tondela e a Liga dos Amigos do Museu Terras de Besteiros, levam a efeito um vasto programa cultural na tarde do próximo sábado, dia 5 de Julho, na Freguesia de Vilar de Besteiros. A Liga dos Amigos do futuro Museu Municipal realiza o seu IV Encontro Convívio. Desta feita, escolheu a freguesia de Vilar de Besteiros para apadrinhar o seu programa histórico e cultural. Para isso, contará com a preciosa e inexcedível colaboração da Junta de Freguesia local, na pessoa do seu Presidente, José Carlos Coimbra, que prontamente se disponibilizou, ele e a sua equipa, a colaborar na organização do Encontro.

Uma palavra de apreço da Liga, também para o elenco da Assembleia de Freguesia, cujos seus membros estarão presentes nas iniciativas que o Município e a Liga apresentarão em conjunto. De recordar que a Liga de Amigos já esteve presente com o seu Encontro Convívio, em anos anteriores, nas freguesias de Lajeosa do Dão, Campo de Besteiros, Barreiro de Besteiros e agora Vilar de Besteiros. O programa, aliciante, será o seguinte: concentração de todos os que quiserem participar, em Tondela, junto ao Solar de Sant’Ana, pelas 14.30 horas. Haverá transporte (autocarro) disponibilizado pelo Município. Pelas 15.00 horas visita ao Lagar ou Lagareta do Fial, no lugar de Casal de Cima. Pelas 16.00 horas, visita à Igreja Matriz de Vilar (São João Baptista), Capela da Nossa Senhora das Necessidades e Cruzeiro no largo da igreja. Neste local, breve explicação dos Caminhos de Santiago que cruzavam esta freguesia. Cerca das 17.00 horas, os membros da Liga e todos os participantes no encontro, deslocam-se para uma visita a um dos mais imponentes edifícios da arquitectura civil do Concelho: o Solar ou Casa de Vilar. Neste grandioso Solar, o Pelouro da Cultura do Município de Tondela fará a apresentação pública do Dom Jaime, Cadernos de Cultura. Obra de referência no panorama histórico e cultural do Município, tem no seu sexto número artigos dedicados ao Hospital Velho de Tondela (actual Misericórdia), Igreja Matriz de Tondela, Tomaz Ribeiro e a linha do Dão, assim como um curioso testemunho, da autoria do cónego José Ribeiro, carregado de grande significado histórico: seria S. Bartolomeu, o verdadeiro castelo de Besteiros? Para além da presença francesa em terras de Vilar e naturalmente, artigos consagrados a Tomaz Ribeiro. A Liga, aproveitando este grande momento ligado às publicações municipais, apresenta também na mesma cerimónia, o seu Boletim nº 8. Esta modesta e pequena publicação, com apenas 12 páginas, tem como objectivo ser o elo de ligação entre o Museu Municipal e a comunidade. Procura dar a conhecer, a todos quantos se interessam pelo património concelhio, quer as últimas descobertas a nível arqueológico, da história de arte, património cultural e natural, quer uma rubrica muito cara a todos os seus membros: as iniciativas dos Serviços Educativos do futuro museu municipal, virado para a comunidade jovem, escolar e não só. O programa cultural encerrará com a apresentação pública do Prémio Aurélio Soares Calçada para 2008, uma iniciativa da família de Aurélio Calçada, um dos mais entusiásticos membros da Casa do Concelho de Tondela em Lisboa e que foi prontamente acolhida pelas seguintes entidades que se juntaram ao prémio: Município de Tondela, Junta de Freguesia de Campolide (Lisboa), Junta de Freguesia de Tondela. Como já vem sendo hábito, a Liga dos Amigos e o Município de Tondela, oferecem a todos os participantes um lanche convívio, para a confraternização dos membros da Liga e de todos os participantes nas cerimónias.