05 Fev. 2024

Richard Zimler e João Luís Barreto Guimarães no 1º Festival “Montanha Literária”

Os escritores João Luís Barreto Guimarães, prémio Pessoa em 2022, e Richard Zimler são alguns dos nomes que vão passar pela primeira edição do festival “Montanha Literária”, que vai realizar-se de 9 a 11 de fevereiro (sexta-feira a domingo), em Tondela e no Caramulo.

O evento promovido pelo município pretende homenagear a Serra do Caramulo. O programa é dirigido ao público em geral e aos alunos do concelho.

“Iniciamos a programação anual de eventos municipais da melhor forma, com uma nova realização, o festival “Montanha Literária. Estamos certos que este evento vai revelar-se um verdadeiro sucesso, fazendo, assim, caminho para transformar-se numa referência no setor”, afirma a presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges.

A autarca salienta ainda que o festival se “suporta num dos maiores elementos identitários do concelho: o Caramulo”.

“A serra foi e continua a ser uma fonte de inspiração para todos os tondelenses e habitantes da região e é ela que vai ser o fio condutor de todo o evento e para o qual foram convidados grandes nomes como Richard Zimler ou João Luís Barreto Guimarães”, refere, convidando todos os munícipes e os amantes dos livros e da literatura a associarem-se ao festival.

O “Montanha Literária” arranca no dia 9 de fevereiro (sexta-feira), pelas 09h45, com a realização, nas escolas de 2º e 3º ciclos e secundárias, de uma oficina para os alunos do terceiro ciclo que se apuraram para o concurso de escrita aberto pela autarquia no âmbito da iniciativa.

Para as 14h45, na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro, foi marcado um workshop de rádio e de podcast, destinado a alunos e professores, e que será ministrado por João Santos Duarte da Rádio Observador.

Pelas 21h00, no CEISCaramulo – Centro de Estudos e Interpretação da Serra do Caramulo, decorrerá a tertúlia “Parar na montanha - as palavras e o silêncio”, aberta a toda a comunidade e que contará com as presenças da jornalista da RTP Cláudia Viana e do fotógrafo Duarte Belo.

No dia 10 (sábado), já na Casa da Serra, no Caramulo, acontecerá, pelas 10h30, o encontro de escritores locais “A fuga para a montanha e a simbologia”, destinado a autores de livros infanto-juvenis e que contará com a participação especial de Carla Maia de Almeida.

O programa prossegue, pelas 14h45, com uma oficina de escrita (com inscrição paga) que incluirá um percurso pelo Caramulo, lugares, aldeias, pela arte do Museu do Caramulo e uma visita ao único teixo existente na montanha. O ponto de encontro é junto ao Museu do Caramulo.

Mais tarde, na Casa da Serra, pelas 20h00, vai realizar-se um jantar literário e uma conversa com o poeta João Luís Barreto Guimarães, com marcação prévia.

O festival encerra no domingo (11 de fevereiro), começando pelas 14h45, no Caramulo Experience Center, com entrada livre, com a realização de uma  conversa com Richard Zimler centrada na obra e na importância do luto das personagens e nas aldeias, almas e o fio do romance.

Depois será lançado o livro digital “Da montanha mágica aos contos da montanha”, que reúne os textos elaborados pelos alunos do concelho e pelas pessoas que participaram nas oficinas de escrita que decorreram no evento. A sessão de encerramento estará a cargo da presidente da Câmara de Tondela.

O “Montanha Literária” é uma organização do município, em parceria com a Junta de Freguesia do Guardão, Museu do Caramulo e CEISCaramulo.

A iniciativa, nesta primeira edição, tem como ponto de partida as obras “Os Contos da Montanha” de Miguel Torga, “A Montanha Mágica” de Thomas Mann e “Os Gigantes da Montanha” de Luigi Pirandello”.