15 Mar. 2024

Tondela vai ter um Banco de Ajudas Técnicas

O concelho de Tondela vai passar a ter disponível um Banco Local de Ajudas Técnicas. O projeto resulta de uma parceria estabelecida entre a Câmara Municipal e a Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Tondela Viseu - Unidade Cândido Figueiredo.

O protocolo com vista à criação desta valência foi assinado esta quinta-feira (14 de março) ao final da tarde, numa cerimónia que teve lugar no Mercado Velho, em participou a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, a vereadora da Ação Social na autarquia, Vera Machado, o vereador Francisco Coutinho e responsáveis da instituição social.

O lançamento, implementação e gestão do Banco Local de Ajudas Técnicas fica a cargo da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Tondela Viseu - Unidade Cândido Figueiredo, que será ainda responsável pela avaliação técnica das necessidades e escolha dos beneficiários em colaboração com os serviços de Ação Social do município.

Já a autarquia colaborará no apoio logístico ao banco e será responsável pelo transporte, manutenção, higienização e armazenamento das ajudas técnicas no concelho de Tondela.

“Esta é uma parceria muito virtuosa para servir o cidadão”, defendeu a presidente da Câmara, Carla Antunes Borges.

“O Banco Local de Ajudas Técnicas era um projeto que nós já há algum tempo tentávamos construir e que ao longo dos anos, por um motivo ou por outro, não tínhamos conseguido. Ou porque a burocracia era demasiado intensa ou porque os parceiros acabavam por um conjunto de circunstâncias próprias não ter a capacidade de abraçar o projeto na sua plenitude”, contou, acrescentando que o executivo aprovou “logo na primeira hora” esta parceria após o contacto da liga.

A autarca afirmou ainda que esta “sinergia de complementaridade” constitui “uma mais-valia” para o território, na medida em que a Liga de Amigos ficará responsável por angariar e comprar as várias ajudas técnicas, ficando o município encarregue da parte logística da operação.

“Apesar de estarmos num início de um caminho, estou certa que vamos conseguir vencer, vamos conseguir caminhar juntos e trilhar um caminho de sucesso. É com regozijo que presido a esta cerimónia, em que assinamos este protocolo, e os meus votos é que quando as primeiras ajudas técnicas sejam distribuídas que os cidadãos sintam o calor humano que lhes queremos transmitir”, concluiu.

Já o presidente da Liga dos Amigos do Centro Hospitalar Tondela Viseu - Unidade Cândido Figueiredo, Paulo Albernaz, falou numa “junção de boas vontades” e na “criação de sinergias e de um trabalho” que permitirá executar “um bom trabalho” em prol da população.

“Manifestamente o concelho tem gente com necessidade, há pessoas que de facto em vez de saírem de suas casas e virem para o hospital ou para outras instituições podem e devem ficar nas suas casas. Naturalmente que isto vai acrescer algum trabalho aos voluntários porque é suposto que andemos a saltitar e fazer visitas, mas admito que vai correr tudo bem”, alegou.

O responsável adiantou ainda que com fundos próprios e com a ajuda de quatro empresas (Tratris, Signum, Interecycling e Visabeira), já foram adquiridas três camas articuladas e que chegarão em breve para depois serem emprestadas a quem delas precisar.

“Comprámos as primeiras três camas, temos a expectativa de chegar ao final do ano, se tudo correr bem, com uma dúzia de camas”, disse, agradecendo o apoio do tecido empresarial e do município neste projeto.