08 Abr. 2024

Caramulo volta a receber prémio 5 Estrelas Regiões

O Caramulo volta a estar de parabéns. A serra conquistou pelo quarto ano o Prémio Cinco Estrelas Regiões na categoria de montanhas. O Caramulo foi distinguido pelo segundo ano consecutivo entre os ícones do distrito.

A serra do Caramulo é cada vez mais uma marca consolidada de enorme qualidade e que se vem afirmando como elemento positivamente diferenciador. Nela é possível ter um turismo de elevada qualidade com base no modo tradicional onde se conjuga arte com paisagem, natureza com gastronomia.

A serra já tinha sido premiada em 2018, 2019 e 2023. Este novo palmarés traduz o reconhecimento que o grande público dá ao Caramulo, uma autêntica montanha mágica e repleta de emoções.

Nesta 7ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões – 2024 foram premiados no distrito de Viseu cinco ícones e três marcas. Em todo o país foram distinguidos 100 ícones e 128 marcas regionais, que se evidenciam pela sua excelência e elevado nível de satisfação global junto dos 454 mil consumidores envolvidos.

Ao contrário do que tem acontecido nos últimos anos, em que a gastronomia se destacava, nesta 7ª edição foram as Praias, as Aldeias e Vilas e as Festas e Romarias que estiveram em grande destaque, com cerca de 42 vencedores.

O Prémio Cinco Estrelas assume-se como um sistema de avaliação que identifica, segundo a população portuguesa, o melhor que existe em cada uma das 20 regiões (18 distritos + 2 regiões autónomas) ao nível de recursos naturais, gastronomia, arte e cultura, património e outros ícones regionais de referência; bem como premeia marcas portuguesas a nível regional.

Através de uma votação nacional os portugueses identificam anualmente, para cada região, o que consideram Cinco Estrelas a vários níveis. Este ano a votação contou com a participação de 454 mil consumidores, tendo sido avaliadas 1.036 marcas, das quais apenas 128 conseguiram provar a sua excelência e conquistar o prémio.