09 Abr. 2024

OCR Police Challenge com 700 inscritos para a prova do Caramulo

A corrida mais desafiante do país está de volta ao Caramulo no próximo domingo (14 de abril). A serra recebe pelo segundo ano consecutivo o arranque do circuito do OCR Police Challenge na vertente Montanha. Para a prova inaugural do Trichallenge inscreveram-se já centenas de atletas de vários pontos do país.

A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, fala numa “prova desportiva diferenciadora”, que pretende associar ao desporto o turismo, atraindo pessoas, dando a conhecer o concelho e distinguindo a marca Caramulo.

O evento, acrescenta a autarca, surge integrado na política e na estratégia de promoção do território.

“Tal como aconteceu o ano passado, quisemos novamente levar a prova do OCR ao Caramulo, à semelhança de outros eventos, e que queremos que lá se realizem, dinamizando e promovendo o Caramulo, não só a vila, mas acima de tudo a serra que ainda recentemente recebeu pela 4ª vez o prémio 5 Estrelas Regiões”, afirma.

Em 2023, a competição ajudou a aumentar as taxas de ocupação das unidades hoteleiras e dos restaurantes da região. Este ano, a expectativa é que “os números se mantenham, sendo visível o retorno no investimento público junto  dos privados”.

A corrida contará com a participação de cerca de sete centenas de atletas, dos quatro cantos de Portugal. Este número deixa satisfeito o vereador com o pelouro do desporto no município, Francisco Fonseca.

“No segundo ano que trazemos esta prova ao Caramulo voltamos a ter uma grande participação. Vamos ter perto de 700 atletas e mais de dez distritos do país representados”, refere, salientando a abrangência territorial já alcançada pelo OCR.

Novidades
Francisco Fonseca realça ainda, na edição deste ano da corrida de obstáculos, a criação de duas zonas de público, uma nos Viveiros e outra junto à Meta, “para que as pessoas possam juntar-se, ver e acompanhar os atletas a ultrapassarem parte dos obstáculos”.

Em 2024, a prova oferece aos participantes dois trilhos, mais um do que no ano passado. Ambos prometem muitos desafios e animação. Os atletas serão ainda brindados com as paisagens únicas da serra do Caramulo e do vale de Besteiros.

“O percurso irá manter o grau de desafio do ano anterior, com os 11 quilómetros na serra do Caramulo, por ter sido considerado um dos melhores percursos em montanha, pelos atletas participantes em 2023. Serão 30 os obstáculos, com algumas novidades, tornando esta etapa com um maior nível de cargas e desafios de nível intermédio”, adianta Nelson Correia, da Nativewarriors, empresa que organiza a prova.

“Este ano incluímos um percurso de três quilómetros para iniciantes e todos aqueles que pretendam experimentar um nível baixo de competição OCR, com oito obstáculos”, realça.

OCR Pais e Filhos
Na manhã deste domingo (07 de abril), e como forma de lançamento da prova, aconteceu no Parque Urbano Segunda Fase, uma edição especial do OCR para Pais e Filhos.

Na iniciativa participou uma centena de crianças, que alinharam na competição acompanhadas pelos pais. Todos tiveram que ultrapassar uma dezena de obstáculos, num desafio de superação, que animou toda a família.

“Quisemos trazer a Tondela uma pequena mostra daquela que foi a prova que o ano passado levámos e este ano voltamos a levar ao Caramulo. Tivemos aqui uma pequena demonstração daquilo que é o grande potencial desta prova de obstáculos hoje dedicada aos mais novos, desafiando os pais a participarem com eles”, disse Carla Antunes Borges.

O OCR Police Challenge é promovido pela Câmara Municipal de Tondela, com o apoio da Junta de Freguesia do Guardão. A organização do circuito Trichallenge, que passará também por Leiria e Oeiras, é da Nativewarriors.