04 Jul. 2008

Séniores do Concelho de Tondela em Arraial Minhoto

Numa organização conjunta do Município de Tondela e Juntas de Freguesias do Concelho, realizou-se nos dias 26 e 27 de Junho de 2008 mais uma edição do Passeio-Convívio destinado a todos os seniores residentes no Concelho de Tondela. Dado ter-se realizado este ano em parceria entre as entidades acima referidas, a mesma ficou marcada pela forte participação da população alvo, envolvendo cerca de 2.200 idosos do concelho. À semelhança dos anos anteriores, com esta iniciativa o Município e Juntas de Freguesia quiseram prestar o seu tributo aos mais seniores, que ao saírem do seu meio habitual de vida, dão prova da sua vitalidade e do seu valor à sociedade.

É por isso, uma actividade que assume um importante papel social junto da população idosa do nosso concelho visando-se com ela proporcionar momentos de convívio e animação, bem como a valorização pessoal e social de todos os que nele participam. Assim, os 2200 participantes previamente inscritos nas respectivas Juntas de Freguesia, foram distribuídos pelos dias referidos, tendo no primeiro dia tomado parte as Freguesias de Canas de Santa Maria, Castelões, Dardavaz, Guardão, Tondela, Lobão da Beira, Mosteiro de Fráguas, Mouraz, Nandufe, Tonda, Tondela, e Vila Nova da Rainha. No dia 27, a entrada da A25 foi o local de concentração, com a participação das freguesias de Barreiro de Besteiros, Campo de Besteiros, Caparrosa, Ferreirós do Dão, Lajeosa do Dão, Molelos, Parada de Gonta, Sabugosa, Santiago de Besteiros, S. João do Monte, S. Miguel do Outeiro, Silvares, Tourigo e Vilar de Besteiros. Nos dois dias, a partida ocorreu pelas 8:00H, sendo realizada paragem de cerca de uma hora no Europarque, Santa Maria da Feira, pelas 10:00h, após o que se rumou à região do Verde - Minho, tendo como local de destino, Darque, Viana do Castelo, onde se localiza o Arraial Minhoto de Santoínho. Conforme planeado, a entrada neste espaço realizou-se por freguesias, tendo cada freguesia o seu espaço marcado no recinto do arraial. Seguiu-se o apetitoso e típico almoço à discrição, dele fazendo parte a sardinha, o churrasco, o caldo verde e o champorreão. A animação a cargo da casa, compreendeu a música e danças populares, marchas, gigantones e a finalizar o baile e a largada de balões. Cumprido o programa em clima de grande folia e boa disposição, a partida do Santoínho verificou-se pelas 17:00 h, com percurso e paragens ao critério de cada uma das Juntas de Freguesia, tendo a chegada a Tondela ocorrido entre as 20:00 h e 21:00 h. Com esta edição 2008 “em grande” do Passeio - Convívio dos Seniores do Concelho de Tondela, em que uma vez mais se procurou aliar o convívio e animação dos participantes a uma vertente cultural, nomeadamente aos hábitos e costumes minhotos, superaram-se os objectivos e as expectativas dos serviços promotores, dos parceiros, e esperamos, dos seus participantes.