11 Abr. 2024

“Tondela Durante o Estado Novo” descoberta pelos alunos do 2º ciclo

No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril e do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, arrancaram na manhã de terça-feira (09 de abril) as visitas temáticas “Tondela Durante o Estado Novo”. Trata-se de uma iniciativa destinada aos alunos do 2º ciclo do concelho e que pretende dar a conhecer o património da cidade e o período antes do 25 de Abril de 1974, o dia que devolveu a liberdade ao país.

O roteiro pelo património será percorrido entre os dias 9 e 18 de abril, data em que é assinalado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. O projeto é da responsabilidade dos Serviços Educativos do Museu Terras de Besteiros.

Na atividade inaugural participaram 170 alunos do 6º ano de escolaridade, tendo a visita temática sido previamente agendada pelos professores das respetivas turmas.

O roteiro “Tondela no Tempo do Estado Novo” engloba passagens por vários edifícios e monumentos construídos em Tondela durante o Estado Novo, de que são exemplos o Cruzeiro dos Centenários, o edifício dos CTT ou o Tribunal.

Esta visita pretende explorar a cidade sob um novo olhar e, sobretudo, estimular uma reflexão crítica sobre o anterior regime ditatorial. Para o efeito, são utilizados jogos pedagógicos criados especificamente para esta atividade.

O público em geral também poderá percorrer estes lugares com história, devendo, em caso de interesse, contactar o Museu Municipal Terras de Besteiros.