15 Abr. 2024

Monografia “Exemplaris – Pedro Figueiredo” apresentada no Porto

Numa organização da Universidade do Porto (UP) e da Câmara Municipal de Tondela, vai ser apresentada esta sexta-feira (19 de abril) a monografia “Exemplaris – Pedro de Figueiredo”, no Laboratório Ferreira da Silva, no Polo Central do Museu de História Natural e da Ciência da UP. A cerimónia de apresentação da obra está marcada para as 18h00. O evento surge integrado nas comemorações do centenário do Laboratório Ferreira da Silva.

O livro resulta de uma investigação de Lurdes Pinto, funcionária da autarquia. A publicação resume a vida e obra do autor que, entre outras criações, executou o painel de azulejos existente no hall de entrada da Câmara Municipal de Tondela.
A monografia, explica Lurdes Pinto nas notas introdutórias do livro, “pretende dar a conhecer o homem, o exemplar docente e o axiomático artista autor de um inestimável património espelhado em palacetes, casas particulares, edifícios públicos, coleções individuais e espaços museológicos, mas, acima de tudo, tem como primordial e final objetivo a preservação e proteção do seu legado artístico”.
Na apresentação serão ainda expostos alguns dos painéis e frisos de azulejos assinados pelo artista, provenientes do histórico Laboratório Médico Professor Alberto d´Aguiar e que são património da universidade portuense.
Além da publicação, o trabalho de investigação de Lurdes Pinto resultou numa exposição que esteve patente nos meses de maio e junho de 2023 no Museu Municipal Terras de Besteiros, em Tondela.
A mostra reuniu mais de duas dezenas de criações do artista que foram cedidas por familiares do pintor e instituições museológicas, como o Museu Soares dos Reis, no Porto, o Museu do Abade de Baçal, em Bragança, o Museu Municipal de Ovar e o Museu Santos Rocha, na Figueira da Foz.
Pedro de Figueiredo nasceu em Tondela, na então freguesia de Santa Maria, em 1880, e faleceu, em 1972, no Porto. Foi artista e pedagogo nas escolas artísticas e industriais do Porto. Na cidade invicta frequentou a Escola Técnica e Industrial e aos 14 anos ingressou na Academia Portuense de Belas Artes, onde concluiu primeiramente o curso de Desenho Histórico, seguido do curso de Pintura Histórica. Como aluno laureado, estudou croquis na Academie de La Grande Chaumiére, em Paris.