28 Jul. 2008

Deslocação Oficial à Freguesia de Sabugosa

O Município de Tondela e a Freguesia de Sabugosa assinaram dois importantes protocolos, ao final da tarde do passado dia 26 de Julho, tendo em vista a cedência das instalações, por parte do Município de Tondela, da antiga estação ferroviária de Sabugosa do antigo ramal do Dão e um apoio financeiro – igualmente a conceder pelo Município - à Freguesia tendo por objectivo a realização de obras de requalificação da área envolvente à antiga estação.

À chegada, o Sr. Presidente da Câmara Municipal - que era acompanhado pela Sra. Vereadora, Eng.ª Carla Pires – era já aguardado por algumas dezenas de populares, com destaque naturalmente para o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, o Sr. Jorge Soares e para os restantes autarcas locais e responsáveis do Grupo Cultural “Ponte Velha”. Depois de um breve compasso de espera, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, descerraram, em conjunto, a placa alusiva à inauguração da requalificação daquele espaço que vai dar um novo enquadramento muito agradável àquela zona da freguesia. A intervenção realizada naquele imóvel integra-se num conjunto de requalificações que têm vindo a ser realizadas neste património imobiliário, tendo em vista a sua dinamização com a ocupação com Instituições locais de carácter associativo – impedindo deste modo a sua progressiva degradação - e que, naquele caso concreto, irá ser ocupada pela Associação Cultural “Ponte Velha”. Por outro lado, também com o intuito de conferir outra dignidade ao espaço envolvente, foi assinado um protocolo de apoio financeiro – no valor de 10.000 € - às obras de requalificação dos espaços contíguos ao edifício da antiga estação. Durante as intervenções que se seguiram, usaram da palavra o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, Jorge Soares, que teve a oportunidade de manifestar o seu reconhecimento e satisfação pela sensibilidade do Sr. Presidente da Câmara Municipal e dos seus Vereadores na resolução das questões que, neste momento, mais preocupam os autarcas locais da Freguesia de Sabugosa. Por fim, encerrando esta sessão solene, durante a sua intervenção, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, manifestou o seu reconhecimento pela recepção e cordialidade demonstradas e transmitiu a importância deste trabalho, particularmente no que se refere à recuperação deste património histórico colocando-o, neste caso concreto, ao serviço das instituições e da comunidade local. Por fim, na presença de centenas de populares, a jornada culminava num convívio entre todos com a animação cultural a cargo do grupo “Ponte Velha” e do grupo de cavaquinhos de Castelões, corolário da satisfação e da importância do momento para a Freguesia e para as suas comunidades.