09 Fev. 2009

Assinatura de Protocolo de Colaboração

No quadro do reforço da coesão e solidariedade municipal, da eficiência da gestão pública e, em última análise, da gestão racional e célere do seu vasto espaço territorial, o auxílio financeiro às Freguesias tem-se mostrado indispensável para responder a diferentes necessidades pontuais e localizadas. Depois da recente criação formal da Associação de Freguesias da Serra do Caramulo – que agrupa as freguesias de Barreiro de Besteiros, Mosteirinho, Guardão, Castelões, Santiago de Besteiros e S. João do Monte – foi possível estabelecer um acordo entre o Município de Tondela e esta Instituição. Nesta perspectiva, o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, na companhia do Srs. Vereadores Dr. José António de Jesus e Eng.ª Carla Pires, deslocou-se, no passado dia 8 de Fevereiro, à freguesia de Mosteirinho onde presidiu à cerimónia de assinatura de um acordo de colaboração entre o Município de Tondela e a Associação de Freguesias da Serra do Caramulo.

Este protocolo, que irá vigorar durante este ano de 2009, prevê a transferência do montante de 75.000 € (Setenta e cinco mil euros), para a Associação de Freguesias da Serra do Caramulo para que, esta última, promova, na área territorial de influência, a limpeza e conservação de bermas e taludes adjacentes às vias rodoviárias, de natureza regional ou municipal - incluindo a execução e limpeza de valetas, bermas, aquedutos, agueiros, passagens, hidráulicas e sarjetas – e a limpeza, beneficiação, requalificação, conservação e abertura de caminhos florestais. No período das habituais intervenções, o Sr. Presidente de Junta de Freguesia de Mosteirinho, o Sr. Casimiro Rodrigues, na qualidade de anfitrião agradeceu a deferência demonstrada pela escolha da sua freguesia para acolher este momento importante para a sua freguesia e para a própria Serra do Caramulo. Por seu turno, o Sr. Presidente do Conselho Directivo da Associação de Freguesias da Serra do Caramulo (e também Presidente da Junta de Freguesia do Guardão), o Sr. Pedro Adão, referiu que, depois de diversos encontros de trabalho, era extremamente importante a formalização deste acordo que irá permitir, em circunstâncias de maior proximidade, a realização de trabalhos relevantes para estas freguesias e para as suas comunidades locais. Por fim, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, encerrando esta cerimónia, sublinhou que a aposta em parcerias com as autarquias de maior proximidade tem permitido, em tempo útil, intervenções muito significativas por parte das juntas de freguesia, revelando-se como uma estratégia adequada, considerando o vasto espaço territorial do Concelho de Tondela. Referiu ainda que, de resto, o município de Tondela já vem perfilhando este entendimento ao celebrar, anualmente, acordos desta natureza com as freguesias de modo individual. Nesta medida considerando, os interesses comuns desta Associação de Freguesias e do Município de Tondela, o Sr. Presidente da Câmara Municipal admitiu ainda poder, num futuro próximo, vir a alargar esta forma de descentralização, com a necessária alocação de recursos, a outros domínios de actuação. Por fim, na pessoa do Sr. Presidente do Conselho Directivo da Associação de Freguesia das Serra do Caramulo, felicitou a iniciativa e o empreendedorismo das freguesias envolvidas neste projecto que constitui um contributo fundamental para o processo de desenvolvimento e de crescimento do nosso Concelho.