26 Fev. 2009

Carnaval 2009 em Tondela

Com a presença de milhares de pessoas, que acorreram a encher a Avenida Ao Tom D’ella, por detrás da Câmara Municipal, o Carnaval de Tondela decorreu em ambiente de grande animação e alegria. Numa organização do Pelouro da Cultura do Município, a todos agradou, numa magnífica tarde de terça-feira, cheia de calor e sol.
Há semelhança do ano transacto, desfilaram treze carros alegóricos. Este ano, foram representados por doze Instituições, que encheram a Avenida de alegria, cor e movimento.

Procurando entusiasmar a multidão nos momentos que antecederam o início do corso carnavalesco, o Grupo de Samba “BRASIL TOTAL”, com animação de bonitas e esbeltas dançarinas vindas do país irmão, acaloraram os foliões tondelenses em animadas e ritmadas danças tropicais. Com muita cor, energia, movimento e boa disposição, o grupo de samba contratado, apresentou todos os ingredientes
indispensáveis para a animação de rua do Carnaval de Tondela deste ano.
Mais uma vez, o corso carnavalesco proporcionou uma boa disputa entre os concorrentes, procurando cada Associação Cultural representada, contribuir, com a qualidade e animação da sua apresentação, para um desfile alegre, descontraído, animado e vistoso.
O júri deste ano, constituído por dez elementos, representativo de áreas temáticas, foi proposto pela Câmara Municipal. A saber: áreas de música, construção cénica, interpretação crítica, expressão plástica, dança, oficina de teatro, encenação, animação cultural e sátira. Após o desfile e pontuação atribuída a cada carro alegórico, por votação secreta, os elementos da organização deram a conhecer a classificação final dos concorrentes, chamando ao recinto um representante de cada carro. O Presidente do Município e respectivos Vereadores ofereceram um diploma de participação e uma lembrança alusiva ao evento.
Este ano, o vencedor do Carnaval de Tondela foi a representação “A Turma do Cagalhães” do Grupo Cultural Recreativo e Desportivo Mocidade Vinhalense, uma Associação da Freguesia da Lajeosa do Dão. A lembrança oferecida pelo Município do Carnaval de Tondela foi uma espectacular máscara em ferro forjado e madeira realizada por um artista natural de Santiago de Besteiros, Luís Pacheco. Aos membros do júri foram-lhes igualmente oferecidas lembranças por parte do Município, como prova de reconhecimento.

A lista dos participantes e respectiva classificação foi a seguinte:
1º - Grupo Social Cultural recreativo e desportivo Mocidade Vinhalense, com o carro “A Turma do
Cagalhães” com 90 pontos;
2º - Centro Cultural Recreativo e Desportivo do Vale, com a representação “A Nau Portuguesa”, com 88 pontos;
3º - Centro Social Cultural e Desportivo do Borralhal, com o carro “Making of Magalhães”, com 79 pontos;
4º - Ponte Velha – Grupo Cultural de Sabugosa, com a representação “Energias Humano-Renováveis”, com 76 pontos;
5º - Clube Desportivo Recreativo e Cultural de São Pedro de Mouraz, com o carro “A Loucura da Rainha e o Banco Laranja”com 75 pontos;
6º - Associação Cultural e Recreativa de Stª Ovaia de Baixo, com a representação “Apelo à Paz”, com 74 pontos;
7º - Associação Juvenil de Desenvolvimento e Animação Ajuda, com o carro “Por um Melhor Ambiente”, com 67 pontos;
8º - Clube Desportivo Recreativo e Cultural de São Pedro de Mouraz, com a representação “A
Conspiração da Aranha Socrática”, com 58 pontos;
9º - Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Sangemil, com o carro “A Quinta de S. Bento”, com 57 pontos;
10º - Associação Os Andorinhas, com a representação “Causas Sociais”, com 56 pontos;

11º - Centro Paroquial de Canas de Stª Maria, com o carro “Magalhães à Vista”, com 56 pontos;
12º - Associação Desportiva Cultural e Recreativa de São João do Monte, com a representação
“Encontrámos o Pinócrates”, com 56 pontos;
13º - Rancho Folclórico – As Capuchas de São João do Monte, com o carro “Vencer a Crise no
Casamento”, com 56 pontos.