26 Mar. 2010

Câmara Municipal de Tondela assina Protocolo de Colaboração com as 26 Juntas de Freguesia do Concelho no dia 25-03-2010

No passado dia 25-03-2010, pelas 19 horas no salão Nobre dos Paços do Concelho de Tondela, em sessão pública presidida pelo Sr. Presidente da Câmara de Tondela, Dr. Carlos Marta, e com a presença dos Autarcas Locais das Juntas de Freguesia, Assembleia Municipal e executivo municipal, foram assinados o contrato programa com as 26 Juntas do Concelho, no valor de 480.000,00€ para o ano de 2010.

Estes protocolos de colaboração, destinam-se a apoiar financeiramente cada uma das 26 Freguesias para a realização de tarefas de limpeza urbana e pequenos trabalhos de reparação e beneficiação de escolas. Em representação das Juntas de Freguesia, interveio o Sr. Belmiro Manuel, Presidente da Junta de Freguesia de Campo de Besteiros, que referiu que “a boa relação institucional que o Município tem mantido com as Juntas de Freguesia do Concelho e que apesar das dificuldades do País, o Município de Tondela reforçou os apoios financeiros a transferir para as Juntas no ano de 2010” Encerrou a sessão o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, tendo antes a Sr.ª Vereadora Eng.ª Carla Pires, lido o protocolo de referência. Foi chamada cada Junta de Freguesia individualmente, para a assinatura dos respectivos contratos com a descrição dos valores. Na sua intervenção o Senhor Presidente do Município, Dr. Carlos Marta, teve a oportunidade de “reafirmar a excepcional relação com as Juntas e a possibilidade desta realização de trabalhos e grande significado para as populações.”. Por outro lado “ assumi “o compromisso de vir a realizar novas parcerias, para novas competências, acompanhado do respectivo envelope financeiro”. Afirmou ainda, “ que as Juntas estando mais perto das populações, melhor podem resolver os seus problemas, com mais eficácia, maior controle, menos custos e maior responsabilização”. Na sua intervenção ainda referiu, “que os investimentos na requalificação urbana e ambiente, serão as grandes prioridades para o ano em curso e que apesar da crise política, social e económica do País, o concelho de Tondela, vai continuar em movimento e para o efeito serão lançadas brevemente em concurso importantes investimentos por todo o concelho…”