30 Mar. 2010

Reunião de Trabalho na Freguesia de S. João do Monte

Realizou-se no passado dia 16 de Março, realizou-se uma reunião de trabalho na freguesia de São João do Monte, onde esteve presente o Exmo Sr. Governador Civil do Distrito de Viseu, o Exmo Sr. Director Regional da Autoridade Florestal Nacional, Exmos. Srs Vereadores das Câmaras Municipais de Tondela, Vouzela e Oliveira de Frades, nomeadamente a Srª Engª Carla Pires, o Sr. Engº Rui Ladeira,

os Srs. Presidentes de Junta das Freguesias de São João do Monte, Paranho Dárca, e Vale Dasna, o Sr. Engº Rui Pedro, técnico da AFN responsável pela região Dão Lafões, e técnicos dos GTF das Câmaras municipais de Tondela, Vouzela e Oliveira de Frades.
O objectivo desta reunião, foi o de efectuar uma visita aos locais avassalados pelo fenómeno climatérico anómalo ocorrido em Fevereiro, nesta vertente da Serra do Caramulo, de modo a dar a conhecer ao Sr. Governador Civil, e ao Sr. Director Regional da AFN as zonas afectadas e os prejuízos causados, e consequentemente solicitar ao Sr. Governador os seus bons ofícios no sentido de considerar um carácter excepcional à ocorrência, e desta feita ser encarada pelo governo desta maneira .
A visita iniciou-se pela Freguesia de São João do Monte, onde se estima uma área afectada na ordem dos 600 hectares, seguindo-se a visita ao perímetro florestal de Paranho de Arca, concelho de Oliveira de Frades, terminando na freguesia de Alcofra, concelho de Vouzela.
Foi possível verificar por todos os presentes que os danos causados pelo fenómeno ocorreram de uma forma quase cirúrgica, estimando-se prejuízos numa área total de mais de 900ha. A área atingida corresponde em grande parte a pequenos proprietários/produtores de Pinheiro Bravo, uma actividade que em alguns casos corresponde ao único meio de subsistência existente. No final da visita, ficou o compromisso do Sr. Governador de encaminhar as preocupações apresentadas pelos autarcas locais aos responsáveis governativos, bem como um relatório inter-concelhio elaborado pelos GTF das Câmaras Municipais, em colaboração com a AFN .