09 Fev. 2018

Busto de Amadeu Ferraz de Carvalho doado ao Museu Terras de Besteiros

O Museu Terras de Besteiros aumentou o seu acervo, depois de ter sido doado um busto de Amadeu Ferraz de Carvalho (1876-1951), pelo seu sobrinho neto Anselmo Ivens de Carvalho.

Figura de relevo da cultura de Tondela, Amadeu Ferraz de Carvalho, formado em Direito, foi professor, membro do Conselho de Arte e Arqueologia de Coimbra, membro do Senado Universitário, delegado no Concelho de Tondela da Secção de Antiguidades da extinta Junta Nacional de Educação. Exerceu igualmente relevantes funções políticas, nomeadamente administrador do concelho de Benavente e vice-presidente da Câmara Municipal de Coimbra. Foi ainda notário na Comarca de Tondela.
Este é busto figurativo em pedra mármore polido, envolto nas normas da gramática condutora do realismo, apresentando um rosto geometricamente harmonioso de expressão séria e serena. Retrato de frente esculpido na técnica ronde-bosse, despojado de qualquer tipo de panejamento em que o peito dá progressivamente lugar a uma base relevada retangular.
Será objeto de análise do seu estado de conservação e de eventuais medidas de tratamento, trabalho esse a cargo da técnica de conservação e restauro do museu municipal.
Segundo informação prestada pelo seu sobrinho neto, o busto teria sido esculpido por um discípulo de António Teixeira Lopes (1866-1942), renomado escultor português.