A+ A A-

Rede Social

Área de Intervenção: Rede Social

O programa Rede Social “Tondela em Rede…Parcerias em Movimento” surge como um programa estruturante e um instrumento fundamental no processo de desenvolvimento local e consolidação da coesão social. Materializa-se nos níveis locais através dos Conselhos Locais de Ação Social e respetivo Núcleo Executivo, plataformas de planeamento e coordenação da intervenção. Este programa visa desenvolver uma consciência coletiva dos problemas sociais, bem como contribuir para a ativação das respostas e para a otimização dos recursos de intervenção nos níveis locais.

A atuação do Gabinete de Ação Social pauta-se pelo pressuposto que só conhecendo a realidade social, as suas potencialidades e insuficiências, se poderá intervir no sentido da mudança social e alcançar o pleno desenvolvimento. Nesse sentido, toma como premissas não apenas remediar situações, mas prioritariamente colocar o indivíduo/ família como agente participante e dinamizador da comunidade e rentabilizar os recursos dos diversos serviços envolvidos na resposta às necessidades sociais emergentes.

É um sector que assume cada vez mais, um papel interventor e potenciador de novas respostas, e que, apesar de algumas limitações, principalmente de natureza financeira, tem desempenhando um papel de extrema importância no aumento de oportunidades e na participação ativa os munícipes mais desprotegidos, dando mostras do seu contributo para o desenvolvimento da sua região.

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife