A+ A A-

Tondela Acolheu Estágio Seleção Nacional sub-16 Basquetebol

segunda, 02 janeiro 2017
Publicado em Desporto

Mais uma vez, como tem sido habitual nos últimos anos, Tondela acolheu estágio de uma seleção Nacional.

Ler mais ...

«SAÚDE EM DIA» - Avaliação 2016 e CANDIDATURAS PARA 2017

quarta, 21 dezembro 2016
Publicado em Desporto

Decorreu na tarde do dia 17 de dezembro o Seminário «Saúde e Exercício Físico» visando atingir 3 objetivos específicos: avaliar o programa «Saúde em Dia-Centro de Marcha e Corrida» e todo o trabalho realizado em 2016; criar um momento de formação através da apresentação de temáticas inerentes ao tema, sob orientação de especialistas convidados; divulgação do calendário para as candidaturas aos projetos de 2017.

A sessão de abertura e boas-vindas foi dada pelo Vereador do Pelouro do Desporto, Dr. Miguel Rodrigues e os trabalhos iniciaram-se com a caraterização dos projetos e dos participantes, bem como com a divulgação dos resultados das diferentes avaliações permitindo perceber a abrangência alcançada em parâmetros diversificados (saúde e aptidão física) nos 72 projetos desenvolvidos em todo o Concelho.

Professores de Educação Física e Enfermeiras, ligados aos projetos locais e ao Centro Municipal de Marcha e Corrida, expuseram aquilo que caraterizou o processo de desenvolvimento de saúde dos participantes cabendo a estes expor, pessoalmente ou através do recurso a imagens gravadas, o seu grau de satisfação sobre o trabalho realizado e os resultados que eventualmente tenham sentido na melhoria da sua saúde.

Foi apresentado um projeto local cabendo, este ano, ao Prof. Rui Simões expor o projeto que, ele próprio, orienta em Caparrosinha. A sessão continuou com a apresentação das avaliações de saúde, realizadas pelas Enfermeiras em 42 projetos locais «Saúde em Dia», já entregues aos respetivos Técnicos para que possam reunir com os participantes e analisar individual ou em grupo, aquilo que são as referencias importantes para a melhoria de alguns parâmetros.

De seguida, foi o momento de ouvir um dos mais experientes e capacitados especialistas em projetos de exercício físico e saúde, tendo em conta o seu saber enquanto Docente Universitário e a sua riquíssima experiencia como líder de um programa que decorre no Brasil (Minas Gerais) e que, apesar de estar já numa fase mais avançada, realizou um percurso idêntico ao que estamos a desenvolver em Tondela. O Prof. Doutor Vasconcelos Raposo, que nos viria falar da temática “perturbação depressiva e exercício físico” acabou por nos surpreender com o relato da experiencia que está a decorrer no Brasil e cuja estratégia e objetivos se cruzam com os que orientam o Programa «Saúde em Dia-Centro de Marcha e Corrida de Tondela». Da presença em Tondela do Professor Vasconcelos Raposo, fica o desejo (aceite pelo próprio) de poder facultar outros dados sobre o programa que lidera, através de uma nova vinda até nós para, assim, podermos abraçar novos desafios, sempre em prol da saúde e qualidade de vida dos nossos concidadãos.

Após um lanche com ementas saudáveis proporcionando, na prática, um momento de aprendizagem sobre “bons hábitos alimentares”, num intervalo que permitiu apreciar os trabalhos executados no âmbito do projeto «Saúde em Dia» que decorre em Parada de Gonta numa parceria local entre duas Coletividades (ADRC e ASSODREC, de Parada de Gonta), os trabalhos recomeçaram, agora com base naquilo que foi realizado pelo CMMCTnd-Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela com o envolvimento das Unidades de Saúde do Concelho: UCSP Tomás Ribeiro de Tondela, representada pela Enfermeira Ana Cardoso; a UCSP Campo-Caramulo representada pelo seu Coordenador Dr. Dionísio Brás Fernandes; a USF Cândido de Figueiredo em Canas de Stª Maria, representada pelo seu Coordenador Dr. José Jorge Brás. Todos apresentaram os seus registos e os mais variados testemunhos sobre a enorme qualidade do programa de exercício físico relevando o contributo fundamental que a sua prática regular e tecnicamente acompanhada, tem constituído como fator acrescido na melhoria dos índices de saúde dos participantes do CMMC seguidos nas respetivas Unidades de Saúde.

Vinda do Porto, a Doutora Susana Carrapatoso veio falar-nos sobre a sua “tese de doutoramento”, realizada no âmbito do trabalho com idosos em alguns Centros de Marcha e Corrida do País. O grupo de Tondela foi um dos selecionados para este estudo em 2014 tendo contribuído com os necessários testes. Daí a sua presença para apresentar os resultados desse trabalho.

Finalizámos com a apresentação do projeto «FallSensing» - “Risco de Queda em Idosos”, apresentação sob responsabilidade da Dr.ª Daniela Baltazar e da Dr.ª Catarina Silva, oriundas da Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra, uma das 3 Instituições que coordena este projeto. Os participantes do Programa de Tondela foram selecionados para constituírem um base de dados sobre a temática, que permitiu a presença, já por duas vezes, deste grupo de trabalho em Tondela onde realizaram testes a mais de 70 cidadãos participantes do programa «Saúde em Dia – Centro de Marcha e Corrida de Tondela».

A sessão de encerramento foi liderada pelo Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. José António Jesus que, após a constituição da mesa, com os Vereadores Dr. Miguel Rodrigues, Sr. Pedro Adão e Drª Otília, dirigiu palavras de agradecimento a todos os que participaram, em especial aos convidados que, em muito, contribuíram para a elevada qualidade do Seminário. O Dr. José António expressou a sua convicção que todo o programa tem sido um valioso complemento para a saúde e qualidade de vida dos cidadãos que nele participam. Tendo os reconhecimentos que se conhecem e assente na parceria com as Unidades de Saúde do Concelho, o Município tudo fará para que em 2017 o Programa possa continuar a desenvolver-se e a contribuir para o bem-estar da nossa região.

Um agradecimento final a todos quantos contribuíram para esta formação referenciando, em especial, a Labesfal-Fresenius Kabi, pelo apoio em parceria que mantém com o Programa e a oferta das pastas distribuídas aos participantes.

Lembrar às Instituições e Técnicos que o processo de CANDIDATURAS PARA PROJETOS 2017, tem que dar entrada até dia 16 de Janeiro 2017.

Ver mais fotos

Ler mais ...

Natal Aquático

segunda, 12 dezembro 2016
Publicado em Desporto

A Escola de Natação da Câmara Municipal de Tondela irá desenvolver entre os dias 12 e 17 de dezembro a 1ª semana temática da Escola que se denominará "Natal Aquático".

Ler mais ...

SEMINÁRIO «SAÚDE E EXERCÍCIO FÍSICO» 2016

sexta, 09 dezembro 2016
Publicado em Desporto

Prosseguindo objetivos de promoção do combate ao sedentarismo, promoção da saúde e bem-estar, através do incremento da prática regular e tecnicamente acompanhada de exercício físico, o Município vai organizar um Seminário visando desenvolver conceitos inerentes às temáticas em título.

Ler mais ...

«DIABÉTICOS EM MOVIMENTO»

terça, 22 novembro 2016
Publicado em Desporto

No contexto do “Dia Mundial da Diabetes”, o CMMCTnd – Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela, organizou uma ação de formação/sensibilização, que teve lugar no Pavilhão Multiusos de Nandufe no dia 16 de Novembro.

Ler mais ...

DIABÉTICOS EM MOVIMENTO

terça, 15 novembro 2016
Publicado em Desporto

Numa organização do Centro Municipal de Marcha e Corrida de Tondela e integrado nas comemorações do «Dia Mundial da Diabetes», vai decorrer no dia 16 de novembro, uma ação de sensibilização destinada, prioritariamente, aos utentes do CMMCTnd, Tondela, Campo de Besteiros e Canas de Stª Maria, bem como aos utentes dos CAL-Centros de Animação Local.

Ler mais ...

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife