A+ A A-

O Museu

 

 

 

 

 

 

 

Situado no antigo Solar Casa de Sant'Ana, em pleno centro histórico de Tondela, este museu é de visita obrigatória para quem quer conhecer mais sobre a realidade, passada, presente e futura do Território das Terras de Besteiros e dos seus habitantes.
Concebido para ser uma referência no panorama museológico da Região, este espaço alia ao design e criatividade conteúdos de excelência.
A sua museografia foi concebida para ser dinâmica, atractiva, aberta e plural, transmitindo de forma apelativa e inovadora os conteúdos interpretativos independentemente do seu suporte. Para além disso o museu conta com um conjunto de novas tecnologias multimédia que dão a conhecer novas perspectivas, tendo um enfoque especial na interpretação e conhecimento de conteúdos e problemáticas.

O discurso deste museu centra-se na acção humana que moldou e transformou este território tão peculiar, tornando o homem e o tempo como vectores fundamentais para o entendimento destes ciclos de vida ao longo da História.
Este espaço conta com uma exposição permanente distribuída por dois pisos. O piso 0 dá a conhecer a evolução do Homem neste concelho, como demonstra um conjunto fabuloso de artefactos e arte pré-histórica provenientes de sítios arqueológicos singulares como são os caso da anta da Arquinha da Moura (Lajeosa do Dão) e estação de Arte Rupestre de Molelinhos (Molelos). Neste piso podemos ainda ficar a saber mais sobre a Romanização e a formação do território das Terras de Besteiros. Deparamo-nos ainda com a Fé Humana e a evolução dos seus antigos municípios.
No piso 1 poderemos percorrer a História do Século XIX e XX, abordando a questão do desenvolvimento pré-Industrial, a chegada do Caminho de Ferro, o desenvolvimento do Caramulo e o aparecimento dos Sanatórios.

São também dadas a conhecer as actividades ancestrais de auto-suficiência humana como a agricultura, o cultivo do linho, a funilaria, a cestaria, o barro negro e a pisoagem do burel com que se fabricavam as tradicionais capuchas.
Descobrindo este equipamento cultural o visitante poderá viver uma experiência sensorial sobre este Território percorrendo-o através de uma viagem ao passado e ao presente, abrindo portas ao futuro de um concelho singular.
O Museu disponibiliza ainda um centro de documentação especializado, uma cafetaria, auditório, e loja onde poderão ser adquiridos diferentes produtos da região, bem como diversas publicações de interesse cultural.

Agenda de eventos (2)

Próximos eventos (2)

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife