A+ A A-

Artistas Digitais

O concurso “Artistas Digitais”, promovido pelo CCEMS, tem como objetivos, não só promover a utilização das TIC em contexto escolar mas também desenvolver as capacidades de utilização das ferramentas de processamento de texto e de imagem, como instrumentos fundamentais para estimular a capacidade criativa dos alunos.

Pretende desafiar alunos, professores, educadores e encarregados de educação, para a promoção da utilização criativa da tecnologia, com a elaboração de desenhos digitais sobre os mais diversos temas.

No ano letivo 2014/15, a XIV edição do concurso Artistas Digitais teve como tema "Desporto, Natureza e Vida Saudável” juntando a promoção dos valores da natureza, da prática desportiva e de hábitos de vida saudável. Este tema geral apresentou-se com variações em função dos destinatários, nomeadamente da sua idade e nível de ensino:

Para os mais novos (Pré-escolar e 1.º CEB) o desafio consistiu em elaborar um desenho no computador em que pelo menos uma das ideias presentes no tema esteja representada. Umas das estratégias que recomendamos vivamente é a leitura ou debate sobre o tema e a sua expressão no meio circundante (recursos naturais da região, locais para a prática de atividades ao ar livre, envolvimento da família, etc.) como ponto de partida para a elaboração do desenho.

 
Para os mais crescidos (5.º e 6.º ano) o desafio é mais conceptual e centrado nos valores ligados ao tema: elaborar um desenho em que possam estar representados conceitos e valores associados ao Desporto, à Natureza e à Vida Saudável. Também sugerimos a leitura, assim com a observação do meio circundante, como pontos de partida para aprofundem a importância da preservação da natureza e da atividade física, integradas num estilo de vida saudável, como contributos para um mundo mais harmonioso e sustentável.
O concurso assume uma escala nacional e municipal. Deste modo, para além de todos os desenhos submetidos entrarem automaticamente no concurso Nacional, os dos Municípios que adiram a esta iniciativa serão também candidatos a prémios locais.

 

Câmara Municipal de Tondela © Todos os direitos reservados. Desenvolvido por: mixlife