27 Abr. 2010

Festa do Livro e da Leitura de Tondela. IX Feira do Livro / I Feira do Audiovisual e Multimédia

Foi inaugurada na passada quinta-feira, dia 22 de Abril, a Festa do Livro e da Leitura 2010, que contempla ainda a IX Feira do Livro de Tondela, assim como a I Feira do Audiovisual e do Multimédia. Este ano projectando novamente a colocação de uma grande tenda no parque de estacionamento, fronteiro ao edifício da Biblioteca, onde decorreram grande parte das actividades.

Constituída por um palco, camarim, um anfiteatro e espaços de exposição de trabalhos dos alunos das escolas, esta tenda apresentou óptimas condições de trabalho para a realização da Festa. As principais cerimónias do dia tiveram precisamente lugar neste esplêndido espaço, revestindo-se de enorme significado. Presidida pelo Sr. Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Cultura e Educação, Dr. José António de Jesus, a mesa de honra contou com a presença dos Srs. Vereadores Pedro Adão, Carla Pires e Cecília Fragoso, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia de Tondela, a Coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas de Mangualde, Dra. Rosa Garcia, a Sra. Coordenadora Inter-Concelhia das Bibliotecas Escolares, Dra. Helena Duque e ainda dos representantes dos Agrupamentos de Escola do Concelho, além da Escola Secundária de Tondela e Escola Profissional. O programa da Festa iniciou-se com a actuação do grupo Coral e Instrumental do Agrupamento de Escolas de Tondela, coordenados por dois professores de Educação Musical. Cantarolendo e Proclamação da República, foram momentos de alegria e descontracção. Seguiram-se os discursos oficiais. Tomou primeiramente a palavra a Coordenadora das Escolas de Mangualde, saudando a iniciativa que estava prestes a arrancar em Tondela e felicitando a autarquia pelo positivo contributo que presta à Cultura e Educação, numa constante e minuciosa atenção ao funcionamento do ensino no Concelho. Seguiu-se a intervenção da Dra. Helena Duque, cujo papel coordenador com a autarquia para as políticas das bibliotecas escolares tem sido preponderante na ajuda ao êxito destas iniciativas. A dinâmica criada com a existência e funcionamento da Plataforma da Rede de Bibliotecas de Tondela, poderoso instrumento de pesquisa documental, de transmissão de informação noticiosa das inúmeras actividades das escolas e dos alunos e de apoio ao utente que navega na Internet, são sinais claros e inequívocos do esforço autárquico para o desenvolvimento de competências dos nossos jovens. Da parte da Sra. Coordenadora, palavras de apoio a todos os alunos presentes, para que participem com entusiasmo na Festa do Livro e da Leitura, além de incentivos à participação na RBT, criando dinâmicas com objectivos claros: a participação na cidadania e a criação de hábitos de leitura. Por último, tomou a palavra o Sr. Vereador do Pelouro da Cultura e da Educação. Deu as boas vindas aos convidados e a todos os participantes e deu a conhecer o programa das iniciativas que nos próximos dias ali iriam decorrer: espectáculos, lançamento de livros, presença de autores, teatro infantil, oficinas, dança e canção, etc. Agradeceu a presença dos dirigentes escolares, prova da importância de que se revestia os actos que iam ter lugar nos próximos dias. Na sua intervenção, salientou o seu apreço e o gosto por mais esta grande realização dos jovens estudantes do Concelho. Salientou o espaço onde estavam a decorrer as actividades, como “um palco privilegiado para a animação, para a festa, para o contacto com o livro e com outros suportes de informação, no fundo para que aqui se faça uma verdadeira Festa do Livro”. Salientou o empenho da Divisão de Cultura, através da equipa da Biblioteca Municipal, que soube erguer esta grande estrutura que era a Festa do Livro e da Leitura 2010. Terminou a sua intervenção, fazendo um desafio a todos os presentes. “que este espaço e o da Biblioteca, durante onze dias estivesse permanentemente preenchido com público de todas as idades, visitando a Feira do Livro, do Audiovisual e do Multimédia, a cargo da Fnac. E convidou todos os alunos a trazerem os pais e familiares a visitarem este espaço de cultura e animação”. Lembramos que a Feira do Livro e da Leitura, uma iniciativa do Pelouro da Cultura do Município de Tondela, organizada pela Biblioteca Municipal, é um acontecimento único na Cidade, pela programação que oferece. A Festa do Livro e da Leitura está aberta de segunda a Domingo, até 2 de Maio.