27 Jul. 2010

Turismo - Peregrinação a Pé de Tondela a Santiago de Compostela

No passado Domingo, dia 25 de Julho (dia de Santiago), partiu de Tondela um grupo de peregrinos a Santiago de Compostela. Foram recebidos no Salão Nobre do Município de Tondela, onde foi colocado o 1ºCarimbo na Credencial de cada peregrino. Daqui partiram com destino á Freguesia de Mosteiros de Fráguas,

seguindo para a Freguesia de Vilar de Besteiros e Freguesia de Santiago de Besteiros, onde assistiram à Missa solene na Igreja. Aqui foi possível descansar e saborear um magnífico almoço, estava ainda presentes alguns presidentes de Junta, assim como o Vereador Pedro Adão em representação do Município. Seguindo-se a Cerimónia evocativa da certificação da Credencial dos Peregrinos partiram com destino á Freguesia do Guardão, estando previsto chegada a Campia ao fim do dia. (1º dia da jornada) Está prevista a chegada a Santiago de Compostela a 5 de Agosto, percorrendo durante 12 dias os seguintes lugares: 1.º dia – Tondela/Campia; 2.º dia – Campia/Sever do Vouga; 3.º dia – Sever do Vouga/Arrifana (Oliveira de Azemeis); 4.º dia – Arrifana/Porto; 5.º dia – Porto/Vilarinho (Vila do Conde);6.º dia – Vilarinho/Barcelos; 7.º dia – Barcelos/Ponte de Lima; 8.º dia – Ponte de Lima/Valença; 9.º dia – Valença/Redondela; 10.º dia – Redondela/Barro; 11.º dia – Barro/Padron; 12.º dia – Padron/Santiago de Compostela. Vão ser percorridos cerca de 400 Km entre as cidades de Tondela e Santiago de Compostela, como tal vão ter apoios durante o seu percurso, com uma carrinha de apoio, facilitando os transportes das mochilas, assim como também para apoio nalgum imponderável que possa surgir, nomeadamente ao nível de problemas de saúde dos participantes (transportando, inclusive, uma caixa de primeiros socorros). As entidades que apoiam esta iniciativa: Município de Tondela, Junta de Freguesia de Vilar de Besteiros, Junta de Freguesia do Guardão, Junta de Freguesia de Santiago de Besteiros, Junta de Freguesia de Mosteiros de Fráguas e Adereton. O grupo é constituído por 13 pessoas, 6 Homens e 7 Mulheres distribuídos da seguinte forma:5 partem de Tondela (2H e 3 M),1 junta-se no Porto (1 M), 2 juntam-se em Barcelos (1H 1M), 4 juntam-se em Ponte de Lima ( 2 H e 2 M), 1 junta-se em Valença (1 M) Como dizem os Galegos “Assim Santiago os ajude!”

Visitem o nosso site e vejam as novidades dia-a-dia dos Peregrinos, incluindo fotos dos locais de paragem.
Gabinete de Turismo’10