10 Fev. 2011

Museu Terras de Besteiros recebe a visita de professores do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Tondela

No âmbito da política de difusão e comunicação de novos espaços culturais abertos à comunidade em geral e ao corpo docente concelhio em particular, o Pelouro da Cultura do Município tem procurado criar iniciativas de interacção com os intervenientes no processo de ensino-aprendizagem. A participação dos professores nas diversas iniciativas que o recente museu municipal põe à disposição, ajuda não só a quebrar barreiras de isolamento entre a escola e os espaços públicos de cultura,

mas acima de tudo potencia complementaridade no saber e curiosidade na descoberta de novos e atraente conteúdos educativos e pedagógicos. Na passada terça-feira, dia 8 de Fevereiro, pelas 18.00 horas, um grupo de 12 professoras do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas de Tondela visitou a exposição permanente do museu municipal, tomando contacto com a mais recente tecnologia multimédia aplicada a discursos expositivos, além de fazerem uma viagem no tempo pela história dos territórios das Terras de Besteiros. As professoras foram recebidas em visita guiada pelo Chefe de Divisão da Cultura do Município, explorando os conteúdos diacrónicos postos à disposição nas salas do museu. Da visualização da sala do território, aos artefactos cerâmicos e líticos da Anta da Arquinha da Moura, da mesa interactiva do património e arqueologia à arte rupestre ao ar livre do concelho, das salas dedicadas às artes e ofícios tradicionais – linho, funilaria, cestaria e barro negro, à estância sanatorial do Caramulo, as professoras receberam e recolheram um manancial informativo que lhes servirá para melhor alicerçarem os seus conhecimentos, e preparar num futuro próximo visitas programadas com os seus alunos. A interacção com os componentes multimédia do museu não foi descurada, sendo um aliciante para uma melhor e mais completa exploração.