11 Fev. 2011

Museu recebe visita de alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos

O Museu Municipal Terras de Besteiros recebeu no passado dia 9 de Fevereiro uma turma do Curso de Electricista de Instalações, no âmbito do Programa de Educação e Formação de Adultos a decorrer na Escola Profissional de Tondela. O grupo de 10 formandos, acompanhados por três das suas formadoras, foi recebido pela equipa de Serviços Educativos do Museu Municipal que lhes proporcionou uma visita guiada pela história e cultura do território concelhio.

Ao longo da visita os visitantes tomaram contacto com os primórdios da ocupação humana deste território, podendo apreciar os vestígios passados. A viagem pelos vários espaços do Museu, levou-os a tempos antigos, outros mais recentes, proporcionando verdadeiros momentos de conhecimento, de partilha de experiências e saberes que enriqueceram todos os participantes. Com mais esta iniciativa consolidam-se as várias acções de interacção já desenvolvidas com diferentes tipos de público. O Museu desde a sua abertura em Setembro de 2010 tem vindo a intensificar as actividades de Serviços Educativos e de intervenção junto da comunidade, procurando abarcar variadas faixas etárias e cativar públicos com diferentes expectativas. Deste modo, este Novo Centro de Cultura assume-se como um local de visita obrigatória para quem quer descobrir e compreender mais sobre o passado, presente e futuro das Terras de Besteiros, das suas gentes e dos seus lugares. Uma das metas a atingir é envolver toda a comunidade. Para isso temos vindo a contar com o apoio da comunidade escolar, de diversas associações culturais do concelho, com grupos de jovens, e com todo o público em geral. O Museu Terras de Besteiros é manifestamente um serviço público para o Público, que incrementa actividades culturais junto das populações, capta novos e diferentes públicos, protectores do Património Cultural Concelhio. Seguindo esta política de intervenção comunitária, o Museu revela-se uma porta aberta para a sensibilização, a prevenção e valorização do património cultural deste Território, assumindo importância na interacção entre espaço de cultura e a comunidade local. O Museu encontra-se aberto ao público diariamente, ao fim de semana e feriados, encerrando apenas às Segundas-feiras, sendo já uma referência no panorama museológico da Região.