17 Fev. 2011

Lançamento de O solar de Sant’Ana – Museu Municipal de Tondela e a arquitectura senhorial da região

Decorreu na passada quarta-feira, dia 16 de Fevereiro, pelas 15.00 horas, no auditório do Museu Municipal de Tondela – Terras de Besteiros, o lançamento do livro da Dra. Inês do Carmo Borges O solar de Sant’Ana – Museu Municipal de Tondela e a arquitectura senhorial da região. Tratou-se de um grande acontecimento cultural e editorial, visto tratar-se de uma edição dedicada à história e investigação de temas do Concelho de Tondela:

o solar de Sant’Ana, sua história, a adaptação a museu municipal no presente e ainda uma visão da arquitectura senhorial na região. O auditório do museu encontrava-se completamente cheio de familiares e amigos da autora, assim como inúmeros interessados na obra e no tema. Além da presença de Vereadores e demais entidades oficiais. A cerimónia foi presidida pela Vereadora Carla Pires, em representação do Sr. Presidente do Município. Na mesa de honra ainda o Professor Doutor António Filipe da Rocha Pimentel, actual Director do Museu Nacional de Arte Antiga e orientador de tese de mestrado da autora, o representante da Palimage Editores e Inês Borges. No uso da palavra, a Sra. Vereadora cumprimentou todos os presentes, salientando a importância do acto do ponto de vista cultural, social e patrimonial. De seguida, o professor Doutor António Pimental apresentou à audiência as linhas mestras da investigação que conduziu à apresentação e defesa da tese de mestrado em História de Arte e que agora via a luz do dia através da sua publicação. Obra de uma profunda análise histórica, que por ter como pano de fundo a arquitectura civil e os estudos de família, onde as fontes mais escasseiam, tornou a investigação mais árdua e mais morosa. Mas com êxito. Interveio de seguida Inês Borges, para agradecer a todos quantos nela apostaram e acreditaram, para que o resultado, que todos comemoravam naquele momento, tivesse um sabor especial. A finalizar a sessão, a Sra. Vereadora Carla Pires congratulou-se com a adesão à iniciativa e sobretudo no espaço onde decorria o lançamento: a própria Casa de Sant’Ana, hoje Museu Municipal, obra já de referência no contexto museológico regional. Enquanto decorria a sessão de autógrafos, a Sra. Vereadora teve o ensejo de mostrar o museu ao Director do Museu Nacional de Arte Antiga, que assim pode ficar a conhecer as linhas mestras do projecto, visitar a exposição permanente, perceber in loco o processo evolutivo da casa e sua arquitectura, tomar contacto com o excelente restauro do retábulo da capela efectuado pela técnica de conservação e restauro do museu e ficar a conhecer um pouco melhor as novidades tecnológicas e multimédia que as diversas salas expositivas têm para oferecer ao visitante. Além das diversas actividades que o museu e os seus serviços têm para oferecer. António Pimentel saiu impressionado com o que viu e ouviu.