23 Mar. 2011

Alunos do Curso de Educação e Formação de Adultos visitam “Os Ambientes do Ar” de Souto Bom

Na dinâmica criada em torno do núcleo de moinhos da Ribeira da Pena, em Souto Bom, aldeia da Freguesia de Caparrosa, os Serviços Educativos do Museu Municipal Terras de Besteiros receberam na passada segunda-feira, dia 21 de Março, uma visita de 8 alunos e respectivos professores do Curso de Electricista de Instalações, no âmbito do Programa de Educação e Formação de Adultos – Novas Oportunidades - da Escola Profissional de Tondela.

Este grupo de alunos e professores visitaram da parte da tarde os Ambientes do Ar. Foram recebidos pela equipa dos Serviços Educativos do Museu Municipal que lhes proporcionou uma visita guiada pela local. A visita incidiu no núcleo de moinhos, no relógio de Sol analemático e demais valências, em especial na relação homem - meio ambiente e no conhecimento das potencialidades que o homem poderá usufruir a partir das energias renováveis. Uma tarde diferente, em que a boa disposição e o convívio entre os participantes se aliaram ao reconhecimento da defesa de um mundo com ideias simples. Estes visitantes tiveram oportunidade de conhecer este complexo de uma forma pedagógica, educativa e ambiental, centrada na relação do Homem com o Universo e com a Natureza, a par de outras abordagens de diferentes temáticas. De salientar que a acompanhar a visita esteve o Presidente da Direcção em exercício da Casa do Concelho de Tondela em Lisboa, Elísio Chaves, numa visita exploratória, visto o Concelho de Tondela receber no próximo fim-de-semana os representantes da Associação das Casas Regionais em Lisboa. A Divisão de Cultura e os Serviços Educativos do Museu Municipal, ao promoverem estas acções e visitas, pretende dar a conhecer o trabalho de recuperação, de valorização e de promoção dos recursos patrimoniais do Concelho: no caso concreto, os moinhos, a natureza e a comunidade da aldeia de Souto Bom.