24 Mar. 2011

Assinatura de Protocolos com as Juntas

Apesar da actual crise económica e financeira, que o país atravessa e que afecta directamente as Autarquias locais, a Câmara Municipal de Tondela, não deixa de continuar apoiar as Juntas de Freguesia. Assim, no passado dia 18 de Março, no “Mercado Velho”, decorreu a Cerimónia de assinatura de Protocolos entre a Câmara Municipal de Tondela, e as e as vinte e seis Juntas de Freguesia do Concelho.

Pelos referidos Protocolos, o Município compromete-se a transferir para as Juntas de Freguesia, um valor total de 487.233,90€, destinados à limpeza e conservação de arruamentos, vias e caminhos situados dentro do perímetro urbano da Freguesia, a pequenas reparações em Escolas Primárias e Jardins de Infância, assim como reparações e manutenção em fontanários e suas captações, reparações e manutenção em lavadouros públicos. Em representação dos Presidentes de Junta de Freguesia do Concelho, José Manuel Mendes, sublinhou o importante papel do trabalho de equipa desenvolvido entre a Câmara de Tondela e todas as 26 Autarquias, destacando toda a disponibilidade, ajuda e solidariedade demonstrada pelo Sr. Presidente da Câmara, Dr. Carlos Marta, e restante Executivo Camarário. Encerrou a Cerimónia, o Sr. Presidente da Câmara Municipal, Dr. Carlos Marta, afirmando que em “tempo de crise social, económica, financeira e política…nos encontramos …para assinar os protocolos de colaboração com as Juntas de Freguesia.” O Autarca referiu ainda, que foram assinados “contratos, sem qualquer redução financeira, em relação ao ano de 2010, ainda reforçados com os apoios para novas competências das Juntas no domínio da manutenção de espaços verdes.” Contrapondo a política do Governo Central, afirmou Dr. Carlos Marta que “… preparamo-nos atempadamente o presente, com medidas duras, difíceis, mas muito importantes para o equilíbrio orçamental da Câmara, não deixando de estar atentos às oportunidades que surgem para o desenvolvimento do Concelho.”... Candidatamo-nos com sucesso a vários programas nacionais e regionais, no âmbito do QREN, o que permitirá, se a crise o deixar, termos um conjunto amplo de novos investimentos em áreas de inovação, criatividade e sustentabilidade”. O Presidente da Câmara, mencionou também a importância de uma política de diálogo, rigor, humildade democrática, forte espírito de grupo, liderança e proximidade com as populações, referindo que se o actual governo tivesse seguido este caminho, não estaria hoje na situação difícil em que se encontra. No final da sua intervenção, o Sr. Presidente apelou aos eleitos locais ali presentes para a continuação do forte trabalho de equipa.