08 Abr. 2011

Alunos da EB1 de Tondela visitam “Os Ambientes do Ar” de Souto Bom

Souto Bom teve a presença na passada quarta-feira, dia 6 de Abril, do primeiro grupo de alunos da Escola Básica do 1º ciclo de Tondela, que entre os meses de Abril e Junho visitam Os Ambientes do Ar, assim como outros locais do Concelho. As 3 turmas do 4º ano, num total de 68 alunos e 6 adultos (professoras e auxiliares), foram acompanhados em visita guiada aos moinhos da Ribeira da Pena pelos Serviços Educativos do Museu Municipal Terras de Besteiros Este grupo de alunos e professores estiveram durante o dia em contacto com a comunidade concelhia.

Deslocaram-se da parte da manhã ao Caramulo, almoçaram nas instalações da Associação Cultural e Recreativa de Souto Bom, com almoço confeccionado por membros da Associação, facilitando o Município as instalações logísticas do Centro de Acolhimento do projecto, visitaram os moinhos da Ribeira da Pena, terminando a tarde com visita a uma olaria na freguesia de Molelos. Ao visitarem o projecto ambiental, pedagógico e educacional, os alunos do 4º ano foram divididos em três grupos e devidamente acompanhados nas explicações pelas monitoras em funções no local e por técnicos do Museu. A visita incidiu no núcleo de moinhos pedagógicos e funcionais, no relógio de Sol analemático e demais valências do local, em especial na relação homem - meio ambiente, com especial ênfase para o conhecimento das potencialidades em torno das energias renováveis. Um dia diferente, em que a boa disposição e o convívio entre os participantes se aliaram ao reconhecimento da defesa de um mundo com ideias simples. Estes visitantes tiveram oportunidade de conhecer este núcleo interpretativo de uma forma pedagógica e ambiental, centrado na relação do Homem com o Universo e com a Natureza, a par de outras abordagens diferentes. Tomaram contacto igualmente com o casario da própria aldeia e a estreita ligação à terra destas gentes serranas. Os Serviços Educativos do Museu Municipal, conscientes da necessidade de promoverem este centro pedagógico e educativo, pretende dar a conhecer o trabalho de recuperação e de valorização do património cultural do concelho: no caso, os moinhos, a natureza e as pessoas.