11 Abr. 2011

Lançamento da 1ª pedra da Construção do Centro Escolar do Campo de Besteiros

Decorreu na manhã do dia 08 de Abril, com a presença de crianças e de inúmeros autarcas do Concelho, bem como de várias entidades civis, militares e religiosas, a cerimónia protocolar do lançamento da 1ª pedra da Construção do Centro Escolar do Campo de Besteiros, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta e o seu executivo, do Director do Agrupamento de Escolas do Campo de Besteiros, Dr. Dinis Saraiva, do representante do Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Sérgio Rodrigues, da Representante da Coordenadora da Equipa de Apoio às Escolas, Dr.ª Ilda Oliveira e do Sr. Presidente da Junta de Freguesia do Campo de Besteiros, Sr. Belmiro Calheiros, notando-se ainda a presença dos responsáveis dos restantes Agrupamentos/Escolas do Concelho.

No uso da palavra o Sr. Vereador da Educação, Dr. José António Jesus, fez uma breve apresentação desta obra, referindo que é uma obra de grande dimensão, preparada para o futuro, pensada no sentido de rentabilizar as infra-estruturas existentes, que incluiu Construção de 10 salas de aula para o 1º CEB, com capacidade para 250 alunos, Construção de nova biblioteca - 250m2 para toda a escola, ganhando-se espaço, com a inactivação do local onde funciona a biblioteca actual, para aí ampliar o refeitório, Construção de gabinetes de trabalho e salas de reunião para professores, Sala de atendimento, Salas para Actividades de Enriquecimento Curricular. O investimento ultrapassa um milhão de euros na construção desta nova infra-estrutura implantada no espaço da designada EB2,3 do Campo de Besteiros. Acrescentou que é uma importante infra-estrutura que servirá as crianças das Freguesias envolventes a este Centro Escolar. O Director do Agrupamento de Escolas do Campo de Besteiros e o Presidente da Junta de Freguesia do Campo de Besteiros, também usaram da palavra para se congratularem com o início desta obra, realçando a importância do investimento, o qual virá melhorar as condições de trabalho, em particular do corpo docente, valorizando a aprendizagem. Por fim o Sr. Presidente da Câmara Municipal de Tondela, Dr. Carlos Marta, disse estar a seguir uma estratégia bem diferente daquela que se está a verificar no distrito e no país. “Quisemos aproveitar as nossas estruturas educativas das EB 2,3 e aproveitar o que existia de bom como as cantinas, equipamentos desportivos e as bibliotecas. Não fomos para os grandes centros educativos e esta é a nossa marca diferenciadora”. Realçou que esta construção, ainda mais se justifica, pelo facto desta escola apresentar preocupantes evidências de desadequação funcional, além dos graves problemas no comportamento térmico e acústico desses blocos, consequente ao seu período de vida. Após bênção formal da 1ª pedra, efectuada pelo Sr. Padre António Felisberto, o Sr. Presidente da Câmara, as crianças e convidados assinaram o pergaminho e com a ajuda de um aluno o enterraram para a posteridade. "A escola é feita para garantir o êxito das novas gerações, para tornar todos, mais homens e mulheres de forma a inserirmo-nos na nossa comunidade”. Dr. Carlos Marta.