12 maio 2011

A Associação das Donas de Casa de Gondomar Visitaram o nosso Concelho

Na passada terça-feira, dia 10 de Maio, o Gabinete de Turismo do Município de Tondela acompanhou mais um simpático grupo de 55 Senhoras da Associação das Donas de Casa de Gondomar ao nosso Concelho. A visita teve início às 10h30 com uma recepção de boas vindas às visitantes no salão nobre do Município de Tondela, com a presença do Sr. Presidente,

Dr. Carlos Marta e de todos os restantes Vereadores, com troca de lembranças entre o Município e a Associação. Do programa destacamos a visita ao Museu Municipal Terras de Besteiros onde o grupo se pode inteirar de todos os artefactos que dizem respeito à história do Concelho e no final da manhã tempo ainda para visitar a Igreja Matriz de Tondela, Monumento aos Mortos da Grande Guerra e ainda o Parque Urbano. ÀS 13 horas rumaram ao caramulo para o almoço, no restaurante Varanda da Serra onde foram servidos com uma ementa tradicional da nossa rica e deliciosa gastronomia Beirã. De seguida visitaram outro Museu, sendo este um dos mais conceituados, o Museu do Caramulo, com três colecções bem distintas, uma de arte antiga e contemporânea, outra sobre a evolução do automóvel, e a mais recente a de brinquedos. Viram ainda uma exposição temporária de cartazes da II Guerra Mundial com o título “Arte da Guerra”. Estando no Caramulo, não poderiam deixar de visitar o” miradouro”, Cabeço da Neve, onde puderam apreciar as deslumbrantes paisagens de todo o Vale de Besteiros tendo como fundo a Serra da Estrela. Na subida tiveram ainda a oportunidade de passar por algumas das pitorescas aldeias serranas. Chamou a atenção das turistas a fauna e flora da região do Caramulo que nesta altura do ano se encontra toda florida, em tons de amarelo, branco, lilás e verde, várias tonalidades. Por último visitaram à Associação de Apicultores da Serra do Caramulo, com uma prova de mel de sabores distintos, explicação de tudo o que se passa numa colmeia e qual o processo de fabrico do mel. Antes da partida hora para as despedidas e a promessa de que voltarão, pois ficaram encantadas com a maneira como foram recebidas, maravilhadas com todas as riquezas que puderam observar, em particular as paisagens e os espaços verdes existentes na Cidade, assim como a gastronomia que tiveram oportunidade de degustar.