12 maio 2011

Produtos Locais: Uma alavanca para o desenvolvimento

Realizou-se no passado dia 5 de Maio uma oficina de trabalho subordinada ao tema: “A problemática dos produtos locais no contexto das economias rurais”. Este fórum foi uma organização da ADICES, em parceria com o pelouro da actividade económica do Município de Tondela, liderado pelo Sr. Vereador Pedro Adão. Um dos oradores foi Luís Tibério, investigador do Centro de Estudos Transdiciplinares para o Desenvolvimento da UTAD,

que salientou a necessidade de o poder político, nomeadamente as autarquias locais valorizarem os produtos endógenos, visto serem potenciadores de desenvolvimento. O aparecimento de uma nova geração de agricultores e de um nicho de mercado consumidor deste género de produtos, faz com que haja uma necessidade premente de criar uma estratégia de produção e de comercialização destas novas realidades. Por fim, o Sr. Vereador encerrou a sessão alertando para a importância desta discussão, na medida em que esta aposta combate o desemprego, evita a desertificação das aldeias e promove a Região. O caminho deverá ser na defesa e promoção dos produtos endógenos, como factor diferenciador de um território e dinamizador das economias locais.