31 maio 2011

Violência Interpessoal, da Prevenção à Intervenção. A Importância do Trabalho em Rede Realizou-se no passado dia 26 de Maio, no Auditório Municipal, das 9.30h às 13:00h, uma sessão de trabalho, intitulada - Violência Interpessoal, da Prevenção à Intervenção. A importância do trabalho em Rede. Esta contou com as presenças, na sessão de abertura,

do Dr. Carlos Marta, Presidente da Câmara e do Dr. Craveiro, Director Executivo do ACES Dão Lafões III. Como palestrantes convidados, estiveram presentes o Dr. João Redondo, Dr. Tiago Morais e Dra. Laura Diogo, colaboradores do Grupo Violência: Informação, Investigação, Intervenção. A Dra. Ana Oliveira do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. E como moderadora, esteve presente a Dra. Rosa Monteiro do Instituto Superior Miguel Torga. Tendo em conta que as problemáticas associadas à violência interpessoal são cada vez mais um motivo de sinalização à CPCJ de Tondela e aos Serviços de Acção Social, os Parceiros Locais, a convite do Município de Tondela, consideraram urgente e premente uma reflexão conjunta sobre esta temática. O objectivo desta iniciativa visa a co-construção de uma plataforma de actuação adequada à realidade local, uma rede interinstitucional facilitadora do tratamento/encaminhamento das situações de violência, com a partilha de saberes das várias áreas profissionais, nomeadamente CPCJ’s, Técnicos de Saúde Mental e Rede Social. Pelo interesse e adesão observada dos Parceiros Locais, a esta iniciativa, estamos certos que futuramente, conseguiremos dar respostas mais rápidas e adequadas às solicitações relacionadas com a violência.

Presidente da Câmara de Tondela; Representante da Comissão Nacional de Protecção de Crianças e Jovens em Risco; Director da Segurança Social de Viseu; Governadora Civil; 10:00h- “A importância do trabalho em rede nos contextos de violência”. Grupo Violência e Serviço de Violência Familiar, Hospital Sobral Cid, Coimbra Dr. João Redondo, Dr. Tiago Morais e Dra. Laura Diogo, representante das Forças de Segurança (a confirmar)
11:15h- Intervalo
11:30h- “Trajectórias de esperança: percursos de mulheres vítimas de violência doméstica”. 11:50h- Debate
Moderadora: Dra. Rosa Monteiro.
Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género. 13:00h- Encerramento