22 Set. 2011

Sessão solene comemorativa do Município

Atribuídas 4 medalhas de mérito no âmbito das celebrações do dia do Município
O Dia do Município ficou assinalado, como é habitual pela homenagem a entidades e personalidades que, ao longo do seu percurso pessoal e profissional, têm contribuído para o engrandecimento do Município de Tondela.

A cerimónia pública de atribuição de medalhas municipais teve lugar no dia 16 de Setembro, no Auditório Municipal, e contou com a presença de inúmeras de pessoas, que fizeram questão de comparecer nesta cerimónia carregada de simbolismo e emotividade.
Pelo presidente da Câmara de Tondela, Carlos Marta, presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Coimbra, vice-presidente da Câmara de Tondela, José António de Jesus e restantes vereadores, Carla Pires, António Dinis, Pedro Adão e Cecília Fragoso, bem como pelo presidente da Junta de Freguesia de Tondela, José Manuel Mendes, foi entregue a duas instituições e duas personalidades, a medalha de mérito municipal: Rancho Folclórico de Parada de Gonta, Sociedade Filarmónica Tondelense, Gilberto Neves Coimbra e José Manuel Ferreira Gomes.
Para os galardoados, este foi um acto de grande simbolismo e alegria, bem presente no discurso de cada um deles. Após a entrega dos galardões e no uso da palavra, o presidente da Assembleia Municipal, Joaquim Coimbra, não esquecendo a cerimónia religiosa de Sta Eufêmia, enalteceu o papel dos nossos Bombeiros Voluntários, que comemoraram naquele dia mais um aniversário.
Este mostrou preocupação pela realidade actual do país, afirmando que “…hoje, tudo é bem mais difícil… Por isso, os responsáveis pela gestão da causa pública, da administração local …devem tudo fazer para acolher as possibilidades de instalação de projectos e empresários que garantam a criação de novos empregos”.
Joaquim Coimbra, reconheceu todo o trabalho do executivo camarário que tem vindo a ser feito, dizendo que “…é pois justo reconhecer-se todo o esforço para que esse objectivo seja um desafio permanente, sendo bem positivo a instalação de novas empresas, como recentemente foi divulgado, o que vem fortalecer o centro de atractividade do nosso Concelho, ao que não é alheio o esforço comum da autarquia e a qualidade e empenho dos nossos trabalhadores….” No final da sua intervenção, o presidente da Assembleia Municipal felicitou os homenageados, afirmando que o exemplo e trabalho destes é um forte contributo para a grandeza do nosso Concelho.
Seguiu-se a intervenção do presidente do Município que, começou por felicitar os nossos Bombeiros e suas famílias por mais um aniversário, congratulando também o Reitor Padre Rocha pela “…excelente relação pessoal e Institucional que tem sido possível desenvolver, e felicitá-lo pela magnífica organização das cerimónias religiosas que ocorreram.” Ainda no seguimento da sua intervenção, o dirigente referiu que “…o País vive um dos momentos mais difíceis da sua história. Uma grave crise social, económica e financeira caiu sobre todos nós.” Mas, afirma o autarca que “… apesar de todas as dificuldades e adversidades, o nosso Concelho tem resistido e continua a ser uma boa referência da nossa região... Tem sido um trabalho de equipa, e não queremos deixar de realçar a competência e o esforço dos nossos empresários que têm feito um trabalho meritório na criação de riqueza, manutenção e criação de emprego e sobretudo capacidade exportadora.”
O presidente da Câmara, assegura que este progresso só foi possível com o contributo de todos, “…e para isso decidiram nesta data distinguir com os galardões municipais pessoas e instituições que pelo seu esforço, inteligência, trabalho e actividade ao longo dos anos têm tido um papel preponderante no desenvolvimento do Concelho.” A todos os homenageados, Carlos Marta dirigiu uma palavra de grande apreço e os seus sinceros parabéns.

Terminada a sessão solene, o Vice-presidente da Câmara, José António de Jesus, convidou os presentes a continuarem o dia de Festa no espaço da FICTON, podendo assistir no final da noite ao Concerto do tão esperado cantor “Emanuel”.