14 Mar. 2012

Câmara Municipal de Tondela assina importantes protocolos com Juntas de Freguesia

À semelhança dos anos anteriores, a Câmara Municipal de Tondela, assinou protocolos de colaboração com as juntas de freguesia.

A cerimónia decorreu no Auditório Municipal, no passado dia 09 de março, e foi presidida pelo Sr. Presidente da Câmara de Tondela, Dr. Carlos Marta, acompanhado pelo Sr. Presidente da Assembleia Municipal, Sr. Joaquim Coimbra, Vice-presidente, Dr. José António de Jesus e restantes Vereadores Engª Carla Pires, Eng.º António Dinis, Pedro Adão e Dra. Cecília Fragoso.
A Câmara vai assim apoiar as juntas de freguesia, mediante protocolos de colaboração, para a limpeza e conservação de arruamentos, vias e caminhos situados dentro do perímetro urbano da freguesia, para pequenas reparações nas escolas primárias e jardins-de-infância, para reparações e manutenções em fontanários e suas captações e ainda para a reparação e manutenção de lavadouros públicos, transferindo para estas entidades o valor total de 483.501,89€.
Após a leitura do protocolo de referência pela senhora vereadora, Engª Carla Pires, seguiu-se a assinatura dos protocolos, onde foi descriminado o valor a transferir para cada autarquia.
Em representação das juntas de freguesia, interveio o Senhor António Ferreira, Presidente da junta do Guardão, que agradecendo ao Senhor Presidente da Câmara, em seu nome e de todos os seus colegas, reforçou a importância destes protocolos como forma de assegurar a manutenção e conservação dos diversos espaços públicos das freguesias. Este destacou também a importante parceria que tem vindo a ser desenvolvida entre o município e as juntas, pois “só assim podemos fazer face á crise e trabalhar pelo desenvolvimento das nossas freguesias e do nosso concelho”, afirmou o autarca.
Encerrou a cerimónia o Senhor Presidente da Câmara, começando a sua intervenção por lembrar as dificuldades que todos os portugueses (as) irão sentir nas suas vidas durante o ano 2012.
“O erros cometidos nos últimos anos vão ser “pagos” por todos nós com custos enormíssimos e aos quais não podemos fugir”, afirmou Dr. Carlos Marta.
“Temos que ser diferentes da Grécia. Impõe-se por isso seriedade, bom senso e grande responsabilidade de todos os agentes políticos”, declarou o autarca.
“O nosso trabalho no município assim como o dos autarcas das freguesias está muito dependente da situação do país. No entanto, estamos a fazer o nosso trabalho indo em frente, arriscando e procurando que o nosso Concelho se mantenha coeso, forte, vivo e capaz de criar riqueza. E estamos a fazer a diferença, porque não “baixamos os braços”, nem desistimos”.
Para finalizar, o Senhor Presidente destacou o fato da assinatura destes protocolos ser um dos momentos mais significativos da vida política Concelhia.
“Damos-lhes assim uma importância relevante, porque desta forma as nossas juntas de freguesia, assinam acordos financeiros que lhes permitem desenvolver tarefas e trabalhos na sua área de jurisdição…e á semelhança de anos anteriores e apesar das transferências do estado para a autarquia que se têm vindo a agravar o município de Tondela, mais uma vez não faz qualquer corte financeiro nas verbas que vão ser distribuídas às nossas juntas”, concluiu o Senhor Presidente da Câmara de Tondela.